O que é reconhecimento de marca?
Responda à pergunta: “Se você for almoçar fora com a sua família no final de semana, qual restaurante você escolheria?”. O primeiro nome do restaurante que você lembrou tem muito a ver com o reconhecimento de marca, aquele estabelecimento que permanece na sua mente de forma positiva.
Aqui, nesta matéria da Bem Marketing, você vai conhecer estratégias fundamentais para criar uma marca de destaque, que esteja presente na mente e no coração dos consumidores.
Entenda o que é reconhecimento de marca
Observe a imagem a seguir:
Basta ver a maçã mordida que já sabemos que é o símbolo da Apple, não é mesmo?
No entanto, para esse símbolo se tornar conhecido em todas as partes do mundo, a Apple precisou percorrer uma trajetória, fortalecendo a sua marca no mercado.
Empresas que chegam a esse patamar contam com uma gestão de marca eficiente. E, se você já está pensando como isso é possível, a Bem Marketing vai revelar estratégias poderosas de reconhecimento de marca. Confira!
Como ter um reconhecimento de marca eficaz?
1. Gestão de marca
É muito importante que você tenha uma gestão de marca bem definida, ou seja, que você trabalhe de forma consistente o branding do seu negócio.
Leia também: O que é branding?
O que você precisa ficar atento é que as estratégias de branding devem estar presentes no dia a dia da marca, como por exemplo:
- Quais são os seus valores?
- A identidade visual é facilmente reconhecida pelo público?
- Qual o tom de voz da marca?
- Qual o seu posicionamento no mercado?
- Quais características formam a sua personalidade?
2. Experiência do consumidor
No início desta matéria, fizemos a seguinte pergunta: “Se você for almoçar fora com a sua família no final de semana, qual restaurante você escolheria?”.
Quando você pensa em um estabelecimento para frequentar, você não foca somente no cardápio. Você também pensa na experiência que o lugar proporciona: pode ser um espaço aconchegante, com música ambiente.
O reconhecimento de marca também está relacionado a experiências que o consumidor tem com a marca.
Para que você compreenda quem é esse consumidor, e como agradá-lo, você precisa ir além: é necessário enxergá-lo, antes de tudo, como ser humano, alguém com emoções e desejos.
Ao focar nas experiências das pessoas, a conexão torna-se ainda mais forte, e sua marca passa a ser lembrada de uma maneira positiva.
Leia também: Human Experience: marcas que têm como foco as pessoas!
3. Público-alvo
Qual é o público que você deseja alcançar? Assim que você define o público-alvo, consegue estabelecer uma comunicação assertiva.
Imagine uma loja virtual de bolsas para o público jovem. Essa marca pode usar, na identidade visual, cores mais alegres. Na comunicação com o público, pode ter uma linguagem mais leve, com gírias.
Quando você direciona a sua comunicação, de acordo com aquele público, o reconhecimento de marca mais facilmente acontece.
4. Estimule os cinco sentidos humanos
Se você entra em uma perfumaria, o olfato logo é estimulado com as fragrâncias. Se for a um restaurante, o sentido do paladar ficará em evidência. Em uma loja de roupas, você pode trabalhar o tato, tocando nos tecidos ou mesmo experimentando as peças.
Mas, e aqui na internet, como é possível estimular os sentidos?
Como do outro lado da tela não conseguimos trabalhar o olfato, o tato ou o paladar, aproveite, então, os demais sentidos: visão e audição.
Veja estes exemplos:
Visão: com uma identidade visual elaborada, o público passa a reconhecer qual é aquela marca.
Audição: que tal escolher uma música para fazer parte de vários momentos da sua marca, como nos stories ao mostrar os bastidores do seu negócio?
Viu como é possível explorar esses sentidos, mesmo que virtualmente? E, se você utilizar de forma consistente, o público reconhecerá como algo que pertence a sua marca.
- Leia também: O que é marketing sensorial?
Vantagens do reconhecimento de marca
Nesta matéria, você viu como é possível realizar estratégias de reconhecimento de marca. E é claro que, ao aplicar todo esse passo a passo, você terá benefícios no seu negócio. Veja quais são:
Diferenciação
Vamos supor que você queira comprar uma calça jeans aqui na internet. Há uma quantidade enorme de marcas para você escolher.
No entanto, quando as estratégias de marketing e de branding acontecem de forma adequada, a marca se diferencia, e passa a ocupar um lugar especial, tanto no mercado quanto na mente dos consumidores.
Identificação
Todo o trabalho da marca é direcionado para encantar um público específico. Isso, então, gera uma identificação.
O público passa a acompanhar o negócio, considerando não apenas os seus produtos, mas os valores que ele apresenta no mercado.
E, quanto mais o público se identifica, mais ele se torna fiel à marca, passando até a defendê-la.
- Leia também: O que é marketing de defensores?
Percebeu a importância do reconhecimento de marca?
Com todas essas orientações, você pode construir uma marca forte, que seja sempre lembrada pelos consumidores!