Psicologia das Cores no marketing: saiba como aplicar no seu negócio
Você sabia que cada cor é capaz de proporcionar uma sensação nas pessoas? Por isso que é a Psicologia das Cores no Marketing é um estudo fundamental para você levar em consideração e, claro, aplicar na sua marca.
Quando você usa uma cor ideal, de acordo com a mensagem que o seu negócio quer transmitir, isso é ótimo!. No entanto, quando uma cor é usada sem estratégia, pode até dificultar a decisão de compra do consumidor. E não é isso que você quer, certo? Sendo assim, confira as informações a seguir e saiba, aqui na Bem Marketing, tudo sobre a Psicologia das Cores.
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Afinal, o que é Psicologia das Cores no Marketing?
A Psicologia das Cores é um estudo que avalia como as cores podem influenciar nas nossas emoções. Levando isso para o marketing, é muito importante que as marcas compreendam esse estudo, utilizando da melhor forma para atingir os seus objetivos.
Para você ter ideia do quanto as cores influenciam na decisão de compra, aqui vai um dado relevante: um estudo realizado por Satyendra Singh, com a Universidade de Winnepeg, revelou que 90% das decisões instantâneas relacionadas às compras são tomadas por influência das cores. (Fonte: Neil Patel).
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Descubra o significado de cada cor
A seguir, você vai conferir a definição de cada cor. Assim fica mais fácil você avaliar qual delas pode aperfeiçoar o seu negócio.
Azul
Há alguns estudos, como o realizado pela socióloga Eva Heller, que indica que a cor azul é a preferida das pessoas. (Fonte: mLabs)
Analisando a Psicologia das Cores, o azul faz referência ao céu, ao mar, proporcionando uma sensação de calmaria.
Em tons mais claros, o azul geralmente remete à paz, leveza, espiritualidade e até mesmo higiene. Você provavelmente já comprou algum produto de limpeza que tinha a embalagem azul.
Já a cor azul no tom mais escuro representa confiança, segurança e tecnologia.
Verde
Assim que falamos sobre a natureza, é a cor verde que vem à mente, não é mesmo? Sendo assim, é uma cor que tem como significado a vida, esperança e renovação.
Vermelho
Utilizado em muitas marcas, desde restaurantes até canais de TV, o vermelho é uma cor intensa, que tem significados como força, amor, calor, desejo e energia.
Rosa
Assim como a vermelha, é uma cor que está associada ao amor. Além disso, rosa significa romantismo, delicadeza e felicidade.
Roxo
Há muito tempo, a cor roxa está ligada à nobreza. Muitas vezes também é utilizada para simbolizar a espiritualidade. Outros significados do roxo são sabedoria e transformação.
Amarelo
Aqui, temos uma cor alegre. Basta imaginar na cor amarela que rapidamente associamos ao sol, à claridade. Sendo assim, é uma cor ideal para utilizar no marketing quando você quiser transmitir alegria, otimismo e sabedoria.
Laranja
Para quem quer apostar em cores mais vibrantes para a sua marca, a laranja é uma boa opção. Ela significa humor, energia, vibração e calor.
Preto
Essa é uma cor que, quando utilizada nas marcas, transmite sofisticação, elegância e estilo.
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Como aplicar a Psicologia das Cores no Marketing?
Com todas essas informações, você pôde conferir como as cores são capazes de transmitir diferentes sensações. Sendo assim, quando você utiliza da forma correta, consegue se comunicar melhor com o público. Veja alguns exemplos:
- Ao utilizar cores mais chamativas, como o vermelho, em um botão de “Clique aqui”, você pode instigar o público a realmente clicar no botão, já que a cor vermelha está relacionada à força e à energia:
Para encantar o público jovem, a cor laranja, atrelada a outras cores, pode proporcionar um efeito incrível:
Perceba como a marca “Gucci”, escrita em preto, combina com a foto e transmite sofisticação:
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Viu só como a Psicologia das Cores no marketing, quando utilizada de forma estratégica, encanta e atrai os consumidores? Aplique na sua marca, certamente ajudará a ter melhores resultados!