Posicionamento de marca: como fazer?
Você sabe a importância do posicionamento de marca? Se você nunca ouviu falar sobre esse assunto, sem problemas! Afinal, a Bem Marketing está aqui para ajudar você a destacar o seu negócio.
Se você está à procura de melhores resultados, já vamos adiantar esta informação: sim, o posicionamento de marca é uma estratégia muito importante para você aplicar.
Para você compreender melhor, pense em uma marca que faz bastante sucesso. Agora, reflita: você acha que ela se destaca pelos produtos que oferece ou também pelos seus valores, que fazem essa marca ficar na mente e nas emoções dos consumidores?
Quando uma marca sabe se posicionar no mercado, é isto que acontece: ela passa a se diferenciar da concorrência. Sendo assim, saiba como fazer um eficiente posicionamento de marca:
- Leia também: Dicas para construir uma marca de confiança
Então, o que é e como fazer o posicionamento de marca?
Aqui, há uma estratégia de branding que tem como objetivo destacar um negócio na memória dos consumidores. O posicionamento de marca não está focado apenas no produto, ele vai muito além: é construir um negócio memorável para o público.
Para criar um posicionamento de marca, você precisa estar atento a estas questões:
- Quem é a sua persona?
- Quais dores o produto da sua marca soluciona?
- Quais os valores atribuídos a sua marca?
- Qual o diferencial da sua marca?
Quando você tem as respostas para as perguntas acima, saberá construir um posicionamento e, consequentemente, irá ressaltar a sua marca na mente do consumidor.
- Leia também: O que é persona e como criar uma para sua marca?
Exemplos de posicionamento de marca
1. Coca-Cola
Quando o assunto é posicionamento de marca, a Coca-Cola é frequentemente lembrada. Afinal, a marca realmente sabe posicionar no mercado os seus valores, e não somente o seu produto.
O conceito “Abra a felicidade”, da Coca-Cola, faz a bebida ser relacionada a vários momentos de celebração, como festas em família e eventos com amigos.
2. Apple
Em um mundo tão tecnológico, onde as pessoas estão conectadas, usando seus computadores e smartphones, o que faz a Apple se sobressair em relação à concorrência?
Com produtos desenvolvidos com tecnologia e design elaborado, o fato de a marca estar sempre em evidência é a sua inovação.
Para muitos consumidores, ter um iPhone na palma da mão é sinônimo de sofisticação e modernidade.
- Leia também: O que é branding?
3. Melissa
Pense em uma marca capaz de acompanhar as tendências do mundo da moda e, com isso, se adaptar rapidamente? Assim é a Melissa, que lança calçados desejados por vários clientes.
A marca tem como um dos destaques a criatividade. Além disso, desenvolve sandálias plásticas com design diferenciado, fazendo referência à cultura pop.
Quem tem uma “Melissa nos pés” geralmente é fã da marca, e fica esperando um lançamento para desejar mais um modelo.
Ter uma Melissa para “chamar de sua” faz a marca ficar na mente e também no coração dos seus fãs – e isso é um ótimo posicionamento, não é mesmo?
4. Dove
Atualmente, muitas marcas abordam em suas campanhas o empoderamento feminino. A Dove, no entanto, foi precursora nesse assunto, com a sua campanha “Real Beleza”. Com isso, tornou-se referência nos segmentos da beleza e bem-estar.
5. Natura
O posicionamento de marca da Natura é muito envolvido na preservação do meio ambiente. Suas campanhas exaltam a natureza brasileira, além de destacar para os consumidores o valor da sustentabilidade.
6. Starbucks
Tomar um café pode se tornar uma experiência ainda mais agradável no Starbucks. Isso porque a marca conta com alguns atributos que ficam na mente do público.
Quando o consumidor recebe a sua bebida, em um copo com o seu próprio nome escrito, é algo que personaliza e mostra que cada cliente é único.
Além disso, o Starbucks tornou-se um lugar associado a bons momentos, inclusive profissional. Se você já viu alguma foto aqui na internet com um notebook e um copo do Starbucks do lado, essa é a prova que a marca está presente na imaginação e no dia a dia das pessoas.
- Leia também: O que é identidade visual e como criar uma?
Após saber da importância do posicionamento de marca…
Agora que você já viu todas essas informações sobre posicionamento de marca, que tal aplicar nos seus negócios? Lembre-se sempre de saber quem é o seu cliente ideal (a persona) e como você pode solucionar um problema para ela. Além disso, explore o seu diferencial – o que faz a sua marca se destacar no seu segmento.
Com todas essas dicas, você pode ser capaz de criar uma marca que fica na mente dos consumidores!