Branding

Personalidade da marca: como construir uma e se destacar?

Você já ouviu falar sobre personalidade da marca? Essa é uma estratégia do branding capaz de tornar um negócio ainda mais forte na mente dos consumidores. 

Imagine o relacionamento que você construiu ao longo dos anos com os seus amigos. Você provavelmente pode ter um amigo esforçado, outro que seja inquieto, engraçado ou mesmo criativo. Sim, estamos falando da personalidade marcante que um indivíduo apresenta.

E isso também acontece com as marcas. Na imagem que abre esta matéria, podemos imaginar que a marca está associada à prática de exercícios. Seria a sua personalidade disciplinada, enérgica, forte? É possível que sim.

Aliás, qual a personalidade que você quer transmitir para o público? Você já pensou na importância disso? Para saber mais, a Bem Marketing explica tudo. Confira!

Tenha a personalidade da marca bem definida

Uma marca precisa consolidar a sua personalidade no mercado. Caso contrário, o cliente não conseguirá reconhecê-la no meio de tantas outras. Para você compreender melhor, veja como uma situação pode se tornar confusa para os consumidores:

Considere uma loja de roupas feminina:

Créditos: Pexels / Artem Beliaikin
  • No Instagram, vamos supor que a marca faça várias publicações de humor, utilizando memes: ela transmite diversão e jovialidade. Utiliza uma linguagem com gírias e, na identidade visual, faz uso de cores vibrantes.
  • Porém, ao acessar a loja virtual da marca, o público encontra uma linguagem mais séria e um design mais clean, minimalista.

Conclusão: quando a marca não consegue expressar a sua personalidade, por meio de vários canais aqui na internet, acaba gerando uma confusão. 

O público não a identifica e, consequentemente, esse negócio acaba perdendo espaço em relação à concorrência. Afinal, marcas que trabalham com boas estratégias, a sua personalidade acaba se destacando no mercado.    

Personalidade da marca gera maior fidelidade dos consumidores

Quando a marca desenvolve uma forma de se comunicar e de se expressar, o público passa a reconhecê-la no mercado. Mais do que isso, pode se identificar com a sua personalidade. E, se isso acontece, a marca torna-se presente na mente das pessoas, conquistando-as. 

A longo prazo, a marca cria um forte relacionamento, garantindo a fidelidade do consumidor. 

Construção da personalidade da marca

Se você está pensando “Como, então, eu desenvolvo uma personalidade de marca?”, é importante destacar que há vários fatores que devem ser levados em consideração:

1. Identidade visual

Por meio da identidade visual, é possível transmitir a personalidade da marca para o público. Observe os exemplos a seguir:

Créditos: Instagram / @fantabrasil

O perfil da Fanta nas redes sociais apresenta uma personalidade divertida. A predominância da cor laranja demonstra energia. É uma marca que chama atenção do público jovem.

Créditos: Instagram / @chanelofficial

Já a Chanel, com os seus tons neutros, transmite uma personalidade de elegância e sofisticação. A Chanel atrai, principalmente, mulheres que investem em alta-costura, fragrâncias sofisticadas e acessórios luxuosos.

2. Atributos da personalidade humana

A personalidade da marca vai além da identidade visual (como escolha de cores e fonte para logotipo). Para compreender a personalidade devemos humanizar essa marca, pensando quais características relacionadas às pessoas a compõem. 

Imagine que você precisa construir uma pessoa com base na personalidade. Ela terá um jeito único de se expressar, uma maneira de se vestir, irá pertencer a alguma classe social, terá as suas próprias crenças e valores, entre outros atributos.

Na construção de uma marca, também devemos levar em consideração essas características.

Afinal, marcas que constroem suas personalidades tornam-se mais humanas e, com isso, são capazes de se conectar fortemente com as pessoas.

3. Saiba quem é a persona do seu negócio

É imprescindível saber para quem a sua marca fala. Sendo assim, você precisa elaborar a persona, o personagem fictício que representa o cliente ideal.

Quando você cria a persona, ou seja, encontra o cliente ideal, o relacionamento com a sua marca torna-se muito mais forte.

Mais uma vez, observe os exemplos: 

Persona 1

Créditos: Unsplash / @kafgaf

Elaborando a persona de uma marca de bolsas de luxo:

Maria Clara, 32 anos, casada e arquiteta. Um dos hábitos de Maria Clara é consumir conteúdos de moda e acompanhar os lançamentos de acessórios.

A arquiteta é extrovertida e também criativa: adora apostar em looks que transmitam originalidade e poder.

Persona 2

Créditos: Unsplash / @arnelhasanovic

Juliana, 23 anos, solteira e estudante. A jovem faz faculdade de Biologia e, nos fins de semana, gosta de estar em contato com a natureza. Quando viaja, sempre prioriza lugares de praia.

A estudante é aventureira e tranquila. Quando compra produtos de moda, dá preferência a marcas sustentáveis. 

Conseguiu perceber as características de cada persona? Sendo assim, a marca precisa construir uma personalidade de acordo com as características desse cliente ideal, com o objetivo de encantá-lo e transformá-lo em potencial cliente.

Arquétipos de marca para destacar o seu negócio

Algumas empresas recorrem ao arquétipo de marca para criar um negócio memorável.

O arquétipo de marca, desenvolvido pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, reúne atributos importantes de uma marca, como valores, crenças e, é claro, a sua personalidade. 

Nos anos 80, o conceito do arquétipo começou a ser aplicado na área de neuromarketing. Atualmente, vem sendo utilizado regularmente nas estratégias de branding, com o objetivo de destacar uma marca no mercado. 

Como já vimos nesta matéria, quando uma marca se posiciona, externando a sua personalidade, além de crenças e valores, ela passa a ser reconhecida. 

Pense, por exemplo, na marca Coca-Cola. Ela associa o seu refrigerante a momentos de felicidade.

Créditos: Instagram / @cocacola_br

Os arquétipos, quando aplicados, fortalecem a essência de uma marca, deixando ainda mais claro para o público várias das suas características, inclusive a personalidade.

Conheça os principais arquétipos de marca:

1. Pessoa Comum

Tem como objetivo estar inserido na sociedade. É alguém que vive o dia a dia sabendo que é mais um dentro de um grupo: é o “homem comum”.

Suas habilidades são conquistadas de forma democrática e acessível.

Como a Pessoa Comum quer fazer parte da sociedade, um dos seus pontos de destaque é o sentimento de pertencimento. Com isso, há marcas que trabalham essas características para se tornarem mais humanas aos olhos do público. 

2. Amante

Esse é um arquétipo que pode estar associado a uma personalidade de marca mais romântica. Mas, o primordial aqui é compreender que, quando falamos no Amante, é um tipo que cultiva o seu relacionamento com o cliente, gerando prazer.

Tem como destaque a exclusividade: menos consumidores vão obter o produto ou serviço.

3. Bobo

O objetivo é a diversão. O Bobo é acessível, e leva a vida de um jeito leve e engraçado.

Esse não é um tipo de arquétipo polêmico ou disruptivo, que rompe paradigmas. O essencial, aqui, é conquistar os consumidores. 

4. Criador

Como o próprio nome sugere, é um arquétipo que manifesta toda a criatividade. Há uma personalidade de marca artística, e gosta de compartilhar o seu conhecimento com o público.

5. Cuidador

O arquétipo que demonstra afetividade. Assim, a marca atua para garantir uma vida melhor para os seus consumidores, e se esforça para isso.

O objetivo do Cuidador é ajudar o próximo, então as pessoas – e as suas necessidades – são colocadas como pontos primordiais. 

Em marcas que trabalham questões ambientais ou de saúde, o arquétipo Cuidador está presente com certa frequência.

6. Explorador

Um aventureiro, aquele que está disposto a romper o cotidiano e, com isso, desbravar a vida. 

O Explorador admira a liberdade: ele está pronto para se desafiar, vivendo momentos marcantes na sua jornada.

7. Fora da Lei

A inquietação toma conta desse arquétipo. Ao observar toda a burocracia da sociedade, o Fora da Lei se mostra pronto para revolucionar. Sendo assim, um dos seus traços é a inovação. 

8. Governante

É um líder. Ele se posiciona diante da multidão com maestria, demonstrando o seu poder de persuasão.

A autoridade está presente nesse arquétipo. Esse poder, aliás, é capaz de construir uma comunidade, que passa a acompanhar todas as informações divulgadas sobre a marca, como o lançamento de um produto ou serviço.

9. Herói

Esforçado para percorrer os desafios. Assim pode ser visto esse arquétipo. Além disso, ele irá encontrar alguns percalços no caminho. Porém, isso faz parte da jornada de todo herói, não é mesmo?

Com coragem, o Herói tem muita vontade de superar a difícil jornada. No final, ele vence, e descobre que está muito mais fortalecido.

10. Inocente

A pureza é um atributo marcante. Há, ainda, um jeito simples de viver. Com isso, o Inocente prefere olhar a vida de uma forma mais descomplicada.

11. Mago

Um ar de mistério e muita magia tomam conta do Mago. As suas ideias rompem barreiras, por isso é um arquétipo que projeta criatividade e emoção. Sabe aquela representação que pensa “fora da caixa”? Assim esse arquétipo pode ser definido.

12. Sábio

Valoriza o aprendizado, busca conhecimento e compartilha com os demais as informações. Como preza a sabedoria, ele está sempre de olho nas novas tendências, sobre os mais variados assuntos.

Humanize com a personalidade da marca 

Com todas essas informações, você pode desenvolver atributos coerentes com o seu negócio. Assim o público passa a reconhecê-los e, com isso, você cria um forte relacionamento com a audiência.

Agora que você já sabe a importância da personalidade da marca, que tal aplicar na sua empresa?

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