Marketing

O que é persona e como criar uma para sua marca

Para que uma empresa tenha bom resultado no mundo digital, é fundamental entender a importância da persona. Mas, afinal, o que é uma persona e como utilizá-la nas estratégias de marketing? A seguir, a Bem Marketing explica para você. Confira!

Leia também: Como criar uma marca na internet do zero?

Entenda o que é persona

Persona é um personagem, construído com dados reais, capaz de representar o cliente ideal da sua marca. Embora seja uma representação imaginária, a persona é construída com dados do mundo real. Isso quer dizer que ela oferece informações importantes, como comportamento, desafios e objetivos. 

A persona do seu negócio

Para criar a sua persona, é fundamental que você analise o seu público-alvo. No público-alvo, você tem pessoas com diversas características: podem ter idades diferentes, morar em cidades distintas, um pode ser estudante enquanto o outro trabalha… 

No entanto, para conhecer a sua persona, é nessa sua base de clientes que você também encontrará informações comuns entre eles, como os produtos que eles têm o hábito de consumir. 

Mas não confunda persona com público-alvo!

Se já teve essa dúvida, explicamos para você: não, público-alvo e persona, no Marketing, são conceitos diferentes. 

Para entender melhor, vamos imaginar uma loja virtual que venda roupas femininas:

  • Público-alvo: mulheres de 24 a 35 anos, pós-graduadas, classes A e B. Gostam de moda e acreditam que a qualidade das peças é mais importante do que o preço. 
  • Persona: Isabela, 28 anos, casada, arquiteta e pós-graduada em Paisagismo. Um dos hábitos de Isabela é consumir conteúdos de moda e acompanhar as últimas tendências do mundo fashion. A arquiteta está à procura de peças de roupas versáteis, que possam ser usadas tanto no trabalho quanto em passeios com a família. 

Conseguiu perceber como são conceitos diferentes? No público-alvo, você vai encontrar um grupo para quem você vende os seus produtos. Já a persona é o personagem construído com dados reais.. Viu como demos até um nome e chamamos a persona de “Isabela”? Isso torna a personagem mais humana, o que facilita o entendimento de saber reconhecer quem é o cliente ideal para o nosso negócio. 

Leia também: O que é branding?

A importância da elaboração de uma persona

No exemplo acima, simulamos quem é a Isabela, certo? Sendo assim, podemos planejar uma estratégia de marketing focada nela, e não em um público-alvo, que seria algo maior. Isso quer dizer que desenvolvemos a persona para oferecer o produto ideal para o cliente ideal de uma marca. 

Vamos usar o mesmo caso da persona “Isabela”. Caso a marca de loja de roupas femininas não tivesse desenvolvido essa persona, correria o risco de lançar outros tipos de roupas. Se a marca quisesse investir em moda praia, será que a Isabela poderia mesmo usar no trabalho, como arquiteta? Muito provavelmente, não. E, com isso, dificilmente, teria bons resultados nos negócios. 

Saiba criar uma persona para sua marca

Agora que você já sabe o que é persona e também quais são os benefícios de utilizá-la nas estratégias de marketing, que tal criar uma para a sua empresa? Isso vai facilitar o seu dia a dia, pois cada ação que você realizar no seu trabalho, saberá para quem será destinada.

A seguir, confira algumas informações que ajudam na elaboração da persona:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de consumo;
  • O que gosta de fazer nos momentos livres;
  • O que leva a comprar determinado produto.

Ao elaborar a persona, você também passa a conhecer ainda mais sobre a sua marca. Afinal, a partir do momento em que se descobre a pessoa certa para os seus produtos, a chance de obter ótimos resultados torna-se maior. 

Leia também: Como escolher o nome ideal para marca?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *