Branding,  Marketing

O que é identidade visual e como criar uma?

Se você tem um negócio, quer que a sua marca seja sempre lembrada pelos clientes, não é mesmo? Com uma identidade visual adequada, é possível representar os produtos ou serviços que você vende. 

Na identidade visual, usamos um conjunto gráfico (como cores, fontes e formas geométricas) para reproduzir todo o conceito de uma empresa. Aqui na Bem Marketing, você vai saber a importância de trabalhar a identidade do seu modelo de negócio e, com isso, expressar os valores e a essência dele. Confira a seguir um guia bem completo!

Entenda o que é identidade visual

Identidade visual é a junção de elementos visuais que representam uma empresa, produto ou serviço. Um dos componentes mais importantes é o logotipo. Porém, há outros itens que você precisa levar em consideração, como as cores e as fontes que vão ser utilizadas. Todos esses elementos são fundamentais para transmitir qual o verdadeiro motivo da marca existir. 

Por que é tão importante investir na identidade visual?

Para você compreender melhor, vamos imaginar uma situação: 

Bianca tem 24 anos, é advogada e mora com os pais. Ela pretende reformar o seu quarto e, para isso, pesquisou na internet profissionais de arquitetura que pudessem realizar o projeto.

  • Profissional 1:

A advogada encontrou esse profissional no Instagram e adorou as fotos divulgadas no perfil: muitas das imagens eram de quartos femininos. Porém, quando Bianca acessou o site do mesmo arquiteto, em nada refletia a identidade visual encontrada no Instagram. O site estava desatualizado, com cores e fontes diferentes do que era exposto nas redes sociais. Além disso, havia muitas imagens relacionadas a projetos de área externa, como churrasqueiras e áreas de lazer. Resumindo: a advogada ficou confusa!

  • Profissional 2:

Também no Instagram, Bianca salvou algumas inspirações de quarto feminino, mas, desta vez, de outro arquiteto. Interessada nos projetos, a jovem resolveu acessar o site, e teve uma grata surpresa: o site contava com vários outros projetos, todos alinhados com a identidade visual das redes sociais. Ou seja: era usada a mesma identidade visual para todos os canais de comunicação desse arquiteto.

Sendo assim, facilmente Bianca reconheceu o profissional. Ele usava tons neutros, fotos com estilo minimalista, fonte clássica. 

  • Conclusão:

Quem você acha que ficou marcado na memória da Bianca? Muito provavelmente o profissional 2, que soube reconhecer o valor da identidade visual para o seu negócio.

Identidade visual no Instagram

E, por falar em Instagram, nos últimos tempos essa rede social se tornou vitrine de muitas marcas, que divulgam produtos e serviços, e também os seus benefícios.

Com o potencial do Instagram, as empresas fazem as suas postagens alinhadas com a identidade visual que possuem. E não importa se é uma grande marca ou um microempreendedor: todos querem ser reconhecidos, e por isso utilizam em todos os canais elementos próprios, como logotipo, cores e fontes. 

Confira alguns exemplos de identidade visual no Instagram:

  • Love Beauty and Planet
@lovebeautyandplanet_br
  • Starbucks
@starbucksbrasil
  • Melissa
@melissaoficial
  • Ferragamo
@ferragamo
  • Camicado
@camicado

Como criar a identidade visual?

Agora que você já viu alguns exemplos, que tal começar a aplicar na sua marca? Veja o passo a passo:

1. Inicie pelo briefing

O briefing é um documento que reúne todas as informações para a elaboração de um projeto. Para desenvolver a identidade visual do seu negócio, é essencial que você analise algumas perguntas, registrando todas as respostas no briefing:

  • Qual é o seu produto ou serviço?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Qual é a razão de a sua marca existir no mercado?

2. Saiba quem é a persona da sua marca

Aqui na Bem Marketing, nós temos uma matéria bem completa sobre o que é persona. Caso você ainda tenha dúvida sobre esse conceito, vale a pena conferir todo o conteúdo e criar a persona ideal para a sua empresa. 

Basicamente, a persona é um personagem, construído com dados reais, capaz de representar o cliente ideal de uma marca. 

Mas, por que é tão importante saber quem é a persona de um negócio para o desenvolvimento da identidade visual? A resposta é clara: lembra no início desta matéria, quando falamos sobre a importância de uma marca ser lembrada? Então, quando você sabe quem é o seu cliente ideal (no caso, a persona), você sabe como se comunicar com ele, inclusive por meio da identidade visual.

3. Escolha fonte, cor e formas 

Agora chegamos ao momento da criatividade! Definir fontes, cores e formas geométricas é um passo bem importante, capaz de tornar uma marca memorável para os consumidores. 

Aqui, é fundamental que todos os elementos estejam em sintonia, representando, visualmente, os valores de uma empresa. 

É nessa etapa do desenvolvimento da identidade visual que também será escolhida a paleta de cores. As cores, aliás, apresentam poder na comunicação, pois são capazes de criar vínculos emocionais. 

A seleção das cores deve ser estratégica, baseada no que a marca transmite. Confira alguns exemplos das sensações que despertam:

  • Azul: segurança, confiança e sucesso

Exemplos: Twitter, Facebook e Linkedin

  • Verde: tranquilidade, equilíbrio e bem-estar

Exemplos: Spotify, Starbucks e Abril

  • Roxo: prosperidade, criatividade e harmonia

Exemplos: Yahoo, Nubank e Vivo

4. Crie o logotipo

Para muitos consumidores, o logotipo é a referência da identidade visual de uma marca. Logotipos marcantes conseguem representar o produto ou o serviço que uma empresa oferece. 

O passo a passo para a elaboração do logotipo muitas vezes é complexo. Afinal, é preciso ter criatividade, mas também entender todo o conceito de uma marca. O objetivo é criar um elemento visualmente fácil de ser compreendido pelo público. 

Preparado para trabalhar a identidade visual da sua marca?

Com todas essas informações, fica mais fácil saber como começar a trabalhar na identidade visual. Ah, e aqui vai uma dica: não se esqueça de analisar sempre a sua empresa, é claro, mas também olhe sempre para o mercado, compreendendo o desejo dos clientes.

Sim, o mercado está em constante transformação, ainda mais aqui na internet, onde novas informações surgem a todo momento. Observe, então, quais são os hábitos dos consumidores e quais são as últimas tendências. É preciso que a identidade visual esteja em sintonia com o mercado. 

Quer mudar a identidade visual e não sabe por onde começar?

Como citamos acima, o mercado está mudando o tempo todo, e é natural que a sua empresa também passe por transformações. Se você analisar pequenos ou grandes negócios, irá perceber que a identidade visual deles também foi evoluindo ao longo dos anos.

No entanto, atenção: caso a sua empresa esteja preparada para uma mudança na identidade visual, é fundamental que esse processo seja transparente com o público. Se os consumidores já estão acostumados com uma identidade e, de repente, ela é modificada, isso pode causar uma dúvida e até um distanciamento com a marca. E não é isso que você deseja, concorda?

Então, você pode mostrar para o seu público todo o processo de mudança, deixando claro que toda transformação foi para oferecer ainda mais qualidade para seus clientes. Se achar interessante, divulgue até mesmo os bastidores, o quanto você se dedicou para esse momento de transformação da marca. É um jeito de humanizar o seu negócio e de estar conectado com o público.  

Curtiu o nosso guia de identidade visual?

Pronto, entregamos para você um guia bem completo! Aqui na Bem Marketing, acreditamos que é um desafio, sim, desenvolver a identidade visual e aplicar adequadamente no dia a dia. Por esse motivo, preparamos esse conteúdo para o seu negócio.

Quando uma marca tem uma identidade visual forte, torna-se memorável para o público! 

Leia também: Como ser mais produtivo no trabalho?

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