Marketing

O que é copywriting e como fazer?

Quem divulga um produto ou serviço aqui na internet, quer se comunicar e convencer o público-alvo sobre o seu negócio, não é mesmo? E, na hora de produzir um texto, a estratégia do copywriting é essencial para atrair as pessoas e transformá-las em clientes da sua marca. Se você quer saber o que é copywriting e como funciona, a Bem Marketing explica a seguir. Confira!

Afinal, o que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia na elaboração dos conteúdos que tem como objetivo persuadir o leitor a praticar uma ação. 

Durante a produção de um conteúdo (como, por exemplo, e-mail marketing, matéria no blog e post nas redes sociais), é preciso utilizar técnicas e também ser criativo para que o texto se torne convincente para o leitor. E se o leitor se encantar com o conteúdo que consumiu, sua marca cria uma conexão com ele.  

Entenda o copywriting na jornada do cliente

Se uma empresa tem um produto, é natural que o objetivo seja a venda. No entanto, é preciso estar atento a este ponto: nem sempre o copywriting será aplicado para realizar uma venda de imediato. Afinal, estamos falando de estratégias de marketing, de compreender que a experiência do consumidor é algo em desenvolvimento. 

No marketing, todo esse processo é representado pelo funil de vendas: quando o cliente tem o primeiro contato com a empresa, percorre as etapas desse funil até realizar uma compra. 

Com isso, durante toda essa jornada percorrida no funil de vendas, o copywriting será uma das estratégias fundamentais para atrair esses potenciais clientes. 

Em cada etapa, o copywriting precisa entregar conteúdos estratégicos, que levem o consumidor a tomar uma atitude. 

Copywriting: como funciona na prática?

Quando você for elaborar um texto para o seu negócio, há três pilares que devem ser sempre lembrados:

  • Encantar o leitor;
  • Criar uma conexão com a marca;
  • Convencer o leitor a realizar uma ação.

Além desses três pilares, é muito importante que você trace uma estratégia na produção dos conteúdos. Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos alguns itens. Veja a seguir:

1. Planejamento

Ofereça para o seu leitor um conteúdo de qualidade, sempre! Para isso, entenda o mercado: estude, procure informações relevantes e compartilhe esse conhecimento adquirido com o seu público-alvo.

Como os conteúdos podem ser muitos, é fundamental que você tenha organização nesse processo. Para isso, crie um calendário editorial: ele se tornará o seu cronograma, um espaço para registrar o planejamento da sua marca.

2. Diferencial

Você não precisa (e nem deve!) oferecer o mesmo conteúdo da sua concorrência. É claro que vocês provavelmente vão falar sobre o mesmo universo em que atuam. No entanto, ofereça para o leitor um conteúdo relevante, exclusivo, que seja somente seu! Isso encanta o leitor e, consequentemente, gera valor para o seu trabalho.

3. Avalie os resultados

Depois de ter os textos divulgados na internet, avalie como foi a performance desse conteúdo. Observe quais estratégias de copywriting deram certo, mas também avalie aquelas que podem ser aprimoradas.

4. O foco é a sua persona

Uma marca precisa saber quem é a sua persona – um personagem imaginário que reproduz o cliente ideal de um negócio. Aqui na Bem Marketing, você encontra um guia completo sobre o que é persona e como criar uma. 

Sabendo quem é a persona do seu negócio, você será capaz de produzir conteúdos que esse potencial cliente tem desejo de consumir no mundo digital. 

5. Construa um relacionamento com o leitor

O leitor precisa se encantar pelo seu conteúdo. Mais do que vender um produto ou serviço, os conteúdos desenvolvidos com qualidade vão apresentar para o leitor que a marca oferece o que ele necessita. 

6. Produza conteúdos relevantes

O título é o primeiro elemento do seu texto que o leitor vai encontrar. Sendo assim, use a criatividade e capriche! É também importante que, logo no título, o leitor já saiba qual conteúdo irá encontrar. Por isso, por mais que você use a criatividade, não se esqueça de elaborar uma chamada clara, compreensível.

7. Use CTA (“call to action”)

Logo no início desta matéria, falamos que copywriting é uma estratégia que tem como objetivo persuadir o leitor a praticar uma ação. 

Se o leitor precisa tomar uma atitude, você precisa convencê-lo, e é aí que entra o uso do CTA (“call to action”), uma chamada motivando a agir. Para entender melhor, veja o exemplo a seguir:

“Agora que você já sabe o que é copywriting, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital!”

No caso do exemplo acima, incentivamos o leitor a realizar uma ação: assinar a newsletter.

8. Elabore textos com listas

Muitas marcas utilizam a famosa “checklist”: uma lista, rápida de ser consumida, com as informações mais importantes sobre determinado assunto.

Por exemplo: “8 aplicativos para editar fotos e arrasar nas redes sociais!”

9. Pessoas escrevem para pessoas

É fundamental que o texto represente a essência da sua marca, então use uma linguagem adequada aos valores do seu negócio. Porém, lembre-se: pessoas escrevem para outras pessoas, e você precisa transmitir essa emoção para estar conectado com o leitor.

10. Apresente os benefícios dos seus produtos

Vamos imaginar uma loja de móveis que pretende produzir conteúdos na internet para divulgar os seus produtos.

Se essa loja de móveis vende sofás, pode apresentar os benefícios, a experiência de comprar um dos modelos:

  • Reunir toda a família na sala;
  • Ideal para relaxar no fim de semana enquanto assiste às séries favoritas.

Descrever no texto essas experiências faz o leitor se sentir mais próximo do que você tem a oferecer. 

Gatilhos: use na sua estratégia de copywriting

Há muitos gatilhos que você pode aplicar na produção dos seus conteúdos. A seguir, veja dois exemplos dessa técnica de copywriting:

  • Conexão: é importante criar um relacionamento com quem está lendo.

Exemplo: “Preparamos para você um guia completo sobre como fazer um calendário editorial. Confira!”.

  • Transformação: o texto precisa ser relevante a ponto de transformar o conhecimento do leitor.

Exemplo: “Descubra como ser mais criativo em 8 passos”.

Seja transparente com o leitor, sempre!

Até que ponto é correto persuadir? Se a estratégia de copywriting tem como objetivo incentivar o leitor a tomar uma atitude, isso pode significar que uma marca está controlando as ações do leitor?

É essencial ser transparente e, acima de tudo, respeitar o desejo dos consumidores. A empresa também tem um importante papel: entregar conteúdo relevante e confiável. De nada adianta saber grandes técnicas de copywriting se não oferecer uma conexão verdadeira com os leitores.

Agora que você já sabe o que é copywriting, que tal começar a aplicar essa estratégia nos seus textos? Assim você pode ter um texto ideal para se conectar com o leitor, e que gere bons resultados para a sua marca!

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