Branding

O que é branding?

Mas, afinal, o que é branding? Se você tem essa dúvida e quer saber como é possível realizar uma gestão de marca eficaz para os seus negócios, confira, a seguir, as dicas da Bem Marketing.

Qual marca você adora?

Vamos pensar no seu dia a dia. Qual a primeira marca que vem à sua mente, aquela que você realmente gosta muito? O que você pensou sobre ela? O nome, as cores, o último produto que você adquiriu… mas, além disso, por encantar você, refletir sobre essa marca provavelmente também trouxe algumas lembranças boas.

Com esse exercício, podemos compreender o que é branding: são estratégias que motivam os consumidores a terem uma identificação com a marca. Sendo assim, essa marca torna-se desejada, sendo a escolhida no momento da compra.

Algumas marcas que se destacam com o branding:

A marca Westwing se tornou referência de decoração. Muitos consumidores desejam os seus produtos e até usam as fotos da marca como inspiração para ornamentar as suas casas.

Reprodução / Instagram

A Amaro também investe em gestão de marca para encantar os seus clientes, porém no segmento da moda. Consumidores adquirem um vínculo e se inspiram nos looks divulgados pela empresa, que podem estar nas vitrines das lojas físicas, no e-commerce da marca ou mesmo nas suas redes sociais:

Reprodução / Instagram

Na imagem a seguir, podemos observar o quanto O Boticário tem usado estratégias para destacar que os seus produtos contêm ingredientes naturais. Então, veja a foto, com as cores fazendo referência à natureza. 

Reprodução/ Instagram

Branding: como fazer nos seus negócios

Agora que você já sabe a importância do branding, que tal trabalhar com consistência nos seus negócios? Para isso, é preciso que a empresa crie um planejamento e passe a adotar estratégias para uma boa gestão de marca.

Para ajudar, você precisa ter sempre em mente estas perguntas:

  • O que faz a sua empresa?
  • Quais são os valores dela?

Ter as respostas para essas questões possibilita que a sua marca tenha uma sólida identidade, capaz de fazer o público reconhecê-la no meio de tantas outras.

Sendo assim, para saber como fazer branding com consistência e fortalecer os seus negócios no mercado, fique atento aos próximos passos:

Cuide da identidade visual 

O logotipo tem a força de fazer uma marca ser identificada, mas há ainda outras representações visuais, como as cores e o estilo de foto que são usados pelo negócio. Isso pode ser observado nas redes sociais da Starbucks ou da Liv Up:

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Sua marca precisa ter personalidade

O que você deseja transmitir para os consumidores por meio da sua marca? Para entender melhor, responda às perguntas a seguir:

  • Quais são as suas qualidades?
  • Se a sua empresa fosse uma pessoa, como seria a sua personalidade?

Como os seus negócios falam com os consumidores?

Para saber como fazer branding, é também muito importante saber se expressar com o público usando a linguagem própria da marca. Por exemplo: se o seu público-alvo é jovem e descontraído, você pode usar uma linguagem mais informal, de um jeito que esses clientes ideais se identifiquem com os seus negócios.

Ofereça um conteúdo de valor

Quando você realiza uma boa gestão do conteúdo, a sua marca torna-se autoridade no mercado. Então, ofereça um conteúdo que tenha identidade visual e linguagem adequada à sua marca, mas que também saiba se conectar com os consumidores.

Com todas essas dicas, faça o branding estar sempre presente nos seus negócios. Isso permite que sua marca cresça e que o público se encante cada vez mais pelo seu trabalho.

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