Branding

Brand equity: o que é e como determinar o valor de marca?

Aqui na Bem Marketing, além do marketing, é claro, nós também focamos muito em branding, e um dos seus conceitos relevantes é o brand equity. Mas, afinal, o que é brand equity? É isso que você vai descobrir aqui nesta matéria, e o melhor: poderá usar na sua marca, para destacá-la ainda mais!

Entenda o que é brand equity

O termo “brand equity” pode ser traduzido como “valor de marca”. Mas, atenção: não pense que, com ele, vamos calcular o patrimônio ou os bens de uma empresa (o valor em reais, por exemplo). 

No conceito de brand equity, estamos falando da sua força, da sua presença no mercado. E isso é intangível.

Embora seja algo intangível, isso não quer dizer que não possa ser mensurado. E é aí que você, como empreendedor, pode destacar ainda mais o seu trabalho, já que o valor, nesse caso, está relacionado a como os consumidores consideram uma marca. 

Para você compreender melhor, veja o exemplo a seguir:

Créditos: Unsplash / @waldemarbrandt67w

Imagine que você está passeando no shopping em busca de uma calça jeans nova. Em uma loja, você encontra um modelo por um preço mais acessível.  

O passeio continua, e você observa a vitrine de uma loja luxuosa. Lá, há também uma calça jeans. Porém, essa peça de roupa, aparentemente básica, conta com uma etiqueta de uma marca bem poderosa. Essa calça, no caso, tem um preço bem mais elevado do que o modelo da loja anterior.

Mesmo o preço sendo mais alto, muitos consumidores, na hora de escolher entre um modelo ou outro, acabam optando por ela. 

E por que isso acontece? É a percepção que os consumidores têm em relação à marca. Ao visualizar a calça jeans, os consumidores observam não somente a qualidade, mas atribuem um valor ao produto. 

Com esse exemplo, conseguiu compreender o que é brand equity? É quando o valor está agregado ao produto por causa do poder de uma marca. 

Sendo assim, quanto mais poderosa for a percepção da marca entre os consumidores, maior será o seu valor no mercado. 

Qual a diferença entre branding e brand equity?

Branding é um modelo de gestão de marca. Com ele, trabalhamos os valores de um negócio, para que permaneçam na mente e no coração dos clientes. 

No caso, o branding é um processo: um empreendedor que deseja ter uma marca de destaque está sempre realizando ações para se fortalecer e se diferenciar no mercado. 

Quanto mais você realiza uma boa gestão de marca, mais o público passa a reconhecer o seu negócio de forma positiva. Ou seja: há uma maior percepção de valor em torno do seu trabalho.

Isso quer dizer que o brand equity é a consequência do branding, de uma gestão de marca bem construída. 

Destaca-se no mercado!

Viu a importância do brand equity para a sua marca? Afinal, como empreendedores, precisamos analisar todo o mercado.

Sabe aquela famosa frase: “O mercado está saturado”? Realmente, a concorrência é alta. 

Por exemplo: se você abre um aplicativo de delivery de comida para pedir uma pizza, logo encontrará diversas opções. O mesmo acontece quando você navega pelo Google à procura de um novo tênis de corrida. As opções são muitas!

Mas, o que leva você a comprar a pizza de um restaurante, e não de outro? Por que você pode acabar investindo em um tênis de corrida mais caro? Temos aí o poder da diferenciação.

E, se você está em dúvida sobre como é possível se diferenciar no mercado, a seguir você terá todas as orientações. Confira!

Construindo uma marca de valor

Para se diferenciar no mercado, é preciso, é claro, levar em consideração o brand equity, ou seja: proporcionar uma percepção de valor.

Créditos: Unsplash / @ninjason

Lembra, no início desta matéria, quando demos o exemplo de uma calça jeans? Retornamos a ele, então. 

Quando um cliente está disposto a pagar por um preço mais elevado, isso quer dizer que houve uma conexão: a marca foi capaz de criar um vínculo emocional, fidelizando esse consumidor.

O valor da calça jeans vai além da sua qualidade. O seu valor também está relacionado a um brand equity poderoso. 

A empresa que trabalha fortemente o brand equity reconhece que está construindo uma imagem forte na mente do público e, consequentemente, atraindo clientes fiéis. Assim, essa marca aumenta o preço dos seus produtos e serviços com segurança, sem ter medo da concorrência.  

Com o brand equity, o produto ou serviço não será somente útil. É mais do que isso: o público passa a enxergá-lo como algo essencial. O público passa a desejar o que a marca oferece. 

Brand equity na fidelização dos clientes

Quando o público torna-se apaixonado pela marca, ela está disposto a se relacionar com o negócio, independentemente do preço que for o seu produto ou serviço. Temos, então, a fidelização do cliente.

E ter consumidores fiéis a uma marca é o desejo de todo empreendedor, não é mesmo? 

Um cliente apaixonado protege a marca, divulga para amigos e familiares as vantagens de adquirir um dos seus produtos, faz comentários sobre ela nas redes sociais. Esse cliente é um defensor!

Quanto mais clientes defensores da sua marca você tiver, mais forte ela será. Qual o resultado disso? Maior valor ela terá!

O público sabe reconhecer a sua marca?

Como empreendedor, você quer ter ótimos resultados, certo? Acontece que, sem estratégia, o caminho a se percorrer torna-se confuso.

Agora, quando o público reconhece a sua marca, diante de tantas, e confia no que ela oferece, pronto: a “magia” do marketing acontece! E há um elo forte entre marca e consumidor.

Mas a “magia”, nesse caso, não surgiu por acaso. Para chegar ao ponto de ter um cliente apaixonado, foi preciso construir uma marca forte, o que envolve várias estratégias.

Uma marca forte é uma marca com personalidade. Aliás, como a sua marca é percebida pelo público? 

É fundamental que você saiba a resposta pois, somente assim, saberá se comunicar com a audiência do jeito certo, ou seja, usando linguagem e tom de voz adequados.

Com essas estratégias bem definidas, o público facilmente passa a reconhecer uma marca no meio de tantas outras. E, mais do que reconhecer, pode passar a admirá-la.

Brand equity: preparado para usar na sua marca?

Com todas essas informações, você tem agora um passo a passo bem completo para aplicar estratégias de branding e, com isso, ter um forte brand equity, ou seja, uma percepção de valor poderosa entre os consumidores! 

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