Nome para marca: saiba como escolher o ideal
Escolher o nome para a marca é uma decisão bastante importante para todo empreendedor. O naming, que em tradução literal seria algo como “criação de nome”, precisa ser bem elaborado; afinal, ter algo memorável faz o seu negócio se conectar com as pessoas.
Há algumas dicas que podem orientar no processo de encontrar o melhor nome para marca. E é isso que a Bem Marketing mostra a seguir. Confira!
- Leia também: Como criar uma marca na internet do zero?
Desenvolvendo o melhor nome para marca
- Pense em um termo que represente o seu negócio
Ele precisa indicar o que a sua marca oferece. No dia a dia, as pessoas navegam pela internet e são impactadas por muitos negócios. E você quer que o seu seja lembrado, não é mesmo? Então, ter um nome que seja facilmente reconhecido será uma vantagem para você.
- Escolha algo exclusivo, que seja seu!
Pense em um termo que faça a marca se destacar no mercado. Ah, e uma dica: pense em palavras que expressem emoções ou experiências quando você se lembra do seu negócio.
Um exemplo: na marca Natura, o seu nome claramente remete a produtos da natureza. E qual a sensação que você tem se ao lembrar da marca? Natureza, tranquilidade, bem-estar?
Com a Bem Marketing, sabe o que funcionou para escolher o nome da marca? O bom e velho dicionário, além de um papel para escrever todas as palavras que surgiam à mente.
“Assim, percebemos que a palavra “bem” é simples e tem significados que queremos proporcionar a vocês, como: em harmonia, perfeitamente, virtude, amado e prosperidade.”
- Quanto mais fácil de pronunciar, melhor
O que também ajuda é você pronunciar o nome que você deseja para o seu negócio. Sim, diga em voz alta, repita quantas vezes for necessário. Assim, você vai perceber se o som que está sendo falado é prático e, principalmente, se ele é capaz de sugerir o que a marca oferece ao mercado.
- Leia também: O que é branding?
- Ele precisa ser duradouro
Você provavelmente tem o desejo de que sua marca dure por muito tempo, não é mesmo? Então, saiba que um termo que é tendência hoje pode não ser daqui a algum tempo. Fique de olho nisso e tente evitar os modismos.
- Tenha um nome de marca ideal para se conectar com as pessoas
Bom, de nada adianta pensar em muitas opções de nome para marca se você não focar no principal: é preciso pensar nas emoções que o seu negócio irá proporcionar aos consumidores.
Escolha um nome que você considere o mais adequado, mas que principalmente esteja conectado com o seu público-alvo.
Com todas essas dicas, agora vai ficar mais fácil saber o melhor nome para a sua marca!