Qual o melhor horário para postar no Instagram?
Se você divulga a sua marca nas redes sociais, você sabe a importância de se comunicar com o seu público-alvo. Pensando nisso, muitos empreendedores têm esta dúvida: mas, afinal, qual o melhor horário para postar no Instagram?
Para saber a resposta, há alguns fatores que devem ser levados em consideração, e é isso que a Bem Marketing explica a seguir. Confira!
- Leia também: Como ter um feed organizado no Instagram?
Descubra os melhores horários para postar no Instagram
Atenção para esta dica: o ponto mais importante é entender que o melhor horário da postagem vai depender de quem são os seus seguidores. Mais do que isso, compreenda quem é a sua persona.
Aqui na Bem Marketing, aliás, falamos muito sobre a importância de a sua marca construir uma persona, que é o cliente ideal. Para saber mais, veja esta matéria: O que é persona?
Sendo assim, você conseguirá compreender qual é o estilo de vida desse cliente ideal e qual o horário que possivelmente ele estará ativo nas redes sociais.
Vamos imaginar uma situação:
Há uma marca de semijoias que divulga os seus produtos no Instagram. A marca definiu a sua persona, que é: Gabriela, 32 anos, dermatologista. Ela é casada, tem dois filhos, classe A e adora acompanhar as tendências de moda. Usa joias e semijoias, inclusive no trabalho. Como dermatologista, atua de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Se às 10h da manhã de uma quarta-feira Gabriela estará atendendo um paciente, faz sentido a marca de semijoias realizar o post nesse horário? Talvez, não. O melhor horário para publicar no Instagram, nesse caso, seria no horário do almoço, entre 12h e 14h, ou à noite, a partir das 19h.
Com esse exemplo, conseguiu ver como é essencial você também definir uma persona para o seu negócio?
Outras informações para você ficar de olho
Lembre-se de que nenhum horário é definitivo. No exemplo acima, falamos sobre a dermatologista Gabriela. Embora a marca de semijoias faça uma previsão de que a dermatologista possivelmente não veja uma publicação enquanto estiver trabalhando, isso não significa dizer que ela sempre estará, nesse horário, desconectada do Instagram.
Para compreender melhor, leve essa realidade para o seu dia a dia. Quantas vezes ao dia você acessa as redes sociais? Muitos de nós estamos frequentemente conectados, então nada impede que uma marca, por exemplo, faça várias publicações ao dia, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas ou até de ter mais chances de ser vista pela sua persona.
Com essas informações, veja as próximas dicas:
1. Use o Instagram for Business
Ao ter uma conta comercial no Instagram, você pode acessar o Instagram for Business e, com isso, encontrar os horários em que as suas publicações tiveram uma maior interação.
No Instagram for Business, você pode acessar métricas importantes, como alcance, comentários, compartilhamentos, curtidas, impressões e salvamentos. Também é possível ver localização, faixa etária, gênero e ainda os horários que os seus seguidores estão mais ativos nessa rede social, de acordo com o dia da semana.
Veja como acessar essas informações no Instagram for Business:
- Em um perfil comercial, na aba inicial, clique em “Informações”;
- Depois, clique na opção “Público”;
- No campo “Seguidores”, vá em “Horas” para visualizar os horários em que o público mais interage com as suas publicações.
2. Faça um estudo profundo das suas publicações
É essencial que você saiba qual trabalho tem realizado nas redes sociais dia após dia. Realizar uma análise mais profunda das publicações requer dedicação e tempo. No entanto, você poderá encontrar informações valiosas, que certamente ajudarão a fortalecer a sua marca no Instagram.
Em um documento, registre todos os dados sobre as suas publicações, como:
- Dia da semana da publicação;
- Horário da publicação;
- Qual conteúdo abordou (como memes, tutorial, frase motivacional, foto pessoal);
- Formato do conteúdo (foto, carrossel, vídeo);
- Quantidade de comentários;
- Quantidade de curtidas;
- Quantidade de salvamentos;
- Quantidade de compartilhamentos;
- Uso de CTAs (chamadas para a ação).
- Leia também: O que é CTA no marketing?
Caso alguma publicação tenha um dado específico, registre também. Por exemplo: o post foi feito para divulgar que os produtos da marca estão em promoção.
Com todas essas informações registradas, você terá uma análise exclusiva sobre a performance do seu conteúdo no Instagram.
- Leia também: O que é calendário editorial e como criar um?
3. Avalie o mercado
Aqui nesta matéria, você já entendeu que o melhor horário para postar no Instagram é aquele que esteja de acordo com o seu público e, mais ainda, com a sua persona. Porém, para compreender de forma mais abrangente, você também precisa observar o mercado e o seu segmento de atuação.
Em 2020, a Sprout Social divulgou um estudo com os melhores horários para postar no Instagram. Confira alguns dados:
- Segmento Bens de consumo:
Melhor dia e horário: quarta-feira, às 15h.
- Segmento Educação:
Melhor dia e horário: sexta-feira, às 10h.
- Segmento Tecnologia:
Melhores dias e horários: quarta-feira, às 6h e entre 9h e 10h; sexta-feira, entre 7h e 10h.
- Segmento Saúde:
Melhor dia e horário: terça-feira, às 8h.
- Segmento Finanças:
Melhor dia e horário: sexta-feira, às 11h.
Esse estudo da Sprout Social pode ser uma referência para as suas análises. No entanto, lembre-se: é a interação dos seus seguidores que fornece dados para você saber a hora ideal para o seu perfil atuar no Instagram.
O que você precisa saber sobre o melhor horário para postar no Instagram
Depois de todas essas informações, fica claro que não existe uma fórmula mágica para acertar o melhor horário de você publicar.
No entanto, faça esta análise: na sua conta do Instagram, observe os horários em que os seguidores estão mais ativos. Em geral, o público está mais conectado nessa rede social entre 9h e 21h, e a diferença entre os horários não é tão grande. Veja se essa tendência também acontece no seu perfil.
Isso quer dizer que, se você publicar entre 9h e 21h, está tudo bem – o público estará ali, você poderá interagir com os seus seguidores.
O que aprendemos com isso…
Quem determina o melhor horário para postar no Instagram é você! Uma alternativa que pode ser eficaz é você publicar sempre nos mesmos horários durante a semana: isso educa os seus seguidores e, se o seu conteúdo agregar valor, o público ficará à espera, já sabendo o momento certo para consumir um novo post. Interessante, não é mesmo?
Há vários perfis no Instagram que realizam essa prática, inclusive na realização de lives. Essas contas criam lives sempre no mesmo horário, criando uma comunidade e uma forte conexão com o seu público.
Aqui na Bem Marketing temos esse hábito, e praticamente todas as vezes publicamos às 12h. Que tal você também criar a sua própria comunidade?
Com todas essas dicas, você mesmo pode decidir o melhor horário para postar no Instagram!