O que é marketing one to one?
Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Afinal, mais do que consumidores, estamos falando de pessoas, que têm desejos, sentimentos e, claro, também contam com acesso a várias informações. Dentro desse contexto, o marketing one to one pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio.
Na imagem que abriu esta matéria, há a frase: “Quem fala com todo mundo não fala com ninguém”. Na verdade, essa citação faz uma reflexão sobre a importância, no cenário atual, de realizar uma comunicação personalizada para cada consumidor, de forma que ele se sinta único.
Ficou curioso para saber tudo sobre esse conceito do marketing one to one? A Bem Marketing explica! Confira:
Mas, afinal, o que é marketing one to one?
Para compreender melhor, imagine o seu dia a dia. Pense em uma loja de roupas que você sempre frequenta. Agora, pense em um restaurante que você adora ir para almoçar com a família? Bom, se alguns estabelecimentos vieram à mente, provavelmente não foram lembrados somente pelo preço. O consumidor também recorda lugares onde se sinta bem, e que tenha os seus desejos realizados.
Isso quer dizer que há um atendimento diferenciado e, mais do que isso, personalizado. E assim funciona o marketing one to one (que significa “um para um”): oferece experiências únicas, valorizando a individualidade de cada cliente.
Esse tratamento personalizado permite que a empresa reúna dados detalhados dos consumidores (como hábitos, preferências e desejos). Com isso, a empresa consegue oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades das pessoas. E o que acontece? Ao aplicar o marketing one to one, é possível atrair e fidelizar mais consumidores.
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Entenda o momento e destaque a sua marca
Além de entender o seu segmento e a concorrência, todo empreendedor também precisa analisar o mercado como um todo. No caso do conceito do marketing one to one, ele está presente em um momento em que o consumidor está mais exigente, sim, porém à procura de marcas para criar um forte relacionamento. E é aí que o seu negócio pode encontrar uma oportunidade para se destacar.
Aplicar o marketing one to one pode ser um dos grandes diferenciais de uma marca: ao personalizar a experiência de cada cliente, é capaz de construir um relacionamento ainda mais forte, fidelizando esse consumidor.
Vale a pena usar a estratégia do marketing one to one?
A seguir, confira os benefícios de aplicar o conceito do marketing um para um no seu negócio:
1. Você passa a conhecer melhor seus consumidores
Com o marketing one to one, é possível identificar os clientes que mantém um relacionamento com a sua marca. Isso permite que você crie uma comunicação personalizada com cada uma dessas pessoas.
2. Contribui com a segmentação do público-alvo
Quando você realiza uma comunicação personalizada, você passa a reconhecer o público que está mais disposto a se interessar pelos produtos ou serviços da sua marca.
3. Permite a criação de mensagens personalizadas
Você certamente já recebeu e-mails de empresas que realizam o marketing em massa: ou seja, disparo de uma mensagem única para vários clientes, sem levar em consideração os desejos e sentimentos de cada pessoa. Nesse caso, as chances de construir uma conexão forte com o público torna-se menor.
No caso do marketing one to one, a mensagem é enviada para cada cliente de acordo com os seus desejos. Sendo assim, a empresa pode conquistar a confiança e, consequentemente, a fidelização desse consumidor.
Para saber qual mensagem enviar, é fundamental que você compreenda a jornada de compra e em qual etapa do funil de vendas (descoberta, consideração e intenção de compra) está o cliente.
4. Reduz custos e tempo ao realizar uma estratégia mais assertiva
Com o marketing one to one, a empresa passa a reconhecer quem é o seu público-alvo. Consequentemente, saberá quais são os meios de comunicação mais eficazes para impactar esses consumidores.
Portanto, quando utilizado de forma assertiva, o marketing um para um é capaz de reduzir os custos e até otimizar o tempo e esforços da empresa.
Como personalizar as estratégias do marketing one to one
Agora que você já sabe a importância de falar com cada um dos consumidores de forma exclusiva, também é essencial saber onde é possível encontrar os dados para que a sua comunicação com os clientes seja assertiva. Para isso, existem os sistemas de CRM, Big Data e Business Intelligence.
Exemplos de marketing one to one
Há várias empresas que já utilizam o conceito do marketing one to one nas suas estratégias. Veja alguns exemplos:
Amazon
Aqui, temos um dos melhores exemplos do marketing one to one na prática. A Amazon recomenda produtos de acordo com as compras ou os interesses do consumidor durante a sua navegação no site.
Para isso, a empresa acompanha a interação do usuário, e realiza uma estratégia personalizada para cada visitante.
No caso da Amazon, a empresa consegue reunir os dados dos visitantes graças à tecnologia: o algoritmo é capaz de compreender o comportamento do usuário.
Netflix
Outra grande empresa que também tem a alta tecnologia como aliada nas suas estratégias é a Netflix. O marketing one to one está presente, por exemplo, quando a Netflix recomenda filmes e séries de acordo com os desejos e as preferências dos consumidores.
Coca-Cola
Em 2012, aqui no Brasil, a Coca-Cola lançou a campanha “Descubra a sua Coca-Cola Zero”. Na ocasião, as embalagens do refrigerante contavam com nomes comuns aqui no país, como Bruno. Essa ação fez sucesso: quando um consumidor era surpreendido ao encontrar uma embalagem com o seu nome, gerava instantaneamente uma identificação e um encantamento.
Marketing one to one: fidelidade com o consumidor
Os exemplos acima mostram como o marketing um para um pode contribuir na fidelização do cliente. Imagine a situação a seguir:
Você acessa uma loja virtual de bolsas, um e-commerce que você já é consumidor. De repente, o site oferece um produto, com a seguinte mensagem: “Sugestão para você”.
Essa comunicação personalizada faz o cliente se sentir único: afinal, com base nos dados da sua navegação, a loja é capaz de oferecer uma bolsa que realmente esse consumidor possa gostar. Se o cliente finalizar a compra, a empresa terá um bom retorno por ter investido no marketing one to one.
Conclusão: o poder do marketing one to one
O objetivo do marketing one to one é criar um relacionamento duradouro, entendendo que cada pessoa tem os seus hábitos e interesses. A longo prazo, há uma vantagem nessa estratégia: a empresa pode garantir um aumento na receita. Afinal, estará falando a mensagem certa para o cliente certo, e na hora certa.
Todo esse relacionamento pode ser armazenado e, com os dados que foram reunidos, a empresa é capaz de criar campanhas personalizadas para seus consumidores.
O marketing one to one destaca a personalização e a humanização do relacionamento com o cliente, fazendo que ele se sinta único. Com isso, o objetivo é fortalecer a conexão dos consumidores com a marca.
Lembre-se: hoje em dia, os consumidores estão à procura de empresas que entendam as suas preferências e que valorizem a individualidade de cada um.
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