O que é marketing de diferenciação?
Empreender é desafiador. Enquanto você se dedica para destacar a sua marca, muitos pensamentos podem surgir, como: “O mercado está saturado” ou “Como posso alavancar o meu negócio em relação à concorrência?”.
Você sabia, aliás, que a solução para se sobressair no mercado pode estar em você? Isso mesmo! Para compreender melhor, aqui nesta matéria da Bem Marketing você descobre tudo sobre marketing de diferenciação, uma estratégia para alavancar as suas vendas. Confira!
Afinal, o que é marketing de diferenciação?
O marketing de diferenciação é um conceito que reúne estratégias para uma marca ser reconhecida por suas singularidades. Isso, no caso, torna uma marca única, capaz de se destacar.
No entanto, como é possível aplicar o marketing de diferenciação na sua marca? Veja as orientações a seguir:
Marketing de diferenciação: saiba como usar no seu negócio
1. Saiba quem é o seu público
Utilizar a mesma estratégia para atingir vários públicos pode tornar a sua marca confusa. E o que você deve fazer? No caso, precisa valorizar a segmentação.
Para compreender melhor, imagine uma loja virtual de bolsas. Vamos supor que essa loja vai lançar uma linha de mochilas que tenha como público-alvo adolescentes.
A marca, então, pode utilizar uma linguagem mais jovem e uma identidade visual com cores alegres. Quem sabe, pode até investir, aqui na internet, em alguns posts com memes – os adolescentes adoram e se divertem, concorda?
No entanto, essa mesma loja pode vender bolsas mais clássicas. Mas, para divulgá-las, usa uma outra linguagem, capaz de atingir um público mais velho, por exemplo.
Conseguiu perceber a diferença para cada público? Você precisa se preocupar com a linguagem, tom de voz, entre outros recursos? Esse é o poder da segmentação.
Quando você segmenta, realiza uma comunicação mais assertiva, de acordo com os desejos de um público específico.
- Leia também: Como definir o tom de voz da marca?
2. Defina o seu posicionamento de marca
Para que o marketing de diferenciação realmente esteja presente no seu negócio, é preciso observar o mercado e realizar estratégias para distinguir os seus produtos e serviços em relação à concorrência.
- Leia também: Como fazer um posicionamento de marca?
Observe as perguntas a seguir e reflita:
- O que faz a sua marca ser única no mercado?
- Ela tem uma identidade visual atraente e exclusiva?
- Você utiliza uma linguagem que faz a sua marca ser memorável?
- Quais são os valores que a sua marca propaga?
- Por que o público escolheria a sua marca no meio de tantas outras?
Entendeu a importância de saber responder as questões acima? Quando você atua fortemente, construindo uma marca única, mais fácil o público passa a reconhecê-la.
E, quando a comunicação é consistente e transparente, os consumidores têm uma percepção poderosa em relação ao negócio, e maior será o seu valor.
3. Mostre o seu trabalho!
Se você quer se destacar na internet, é imprescindível estar presente, de forma consistente.
Porém, atenção: isso não significa somente divulgar seus produtos e serviços. No marketing de diferenciação, é preciso ir além.
Quer ver um exemplo? Vamos voltar àquela loja virtual de bolsas, que já mencionamos nesta matéria.
Em vez de postar nas redes sociais apenas os seus produtos, a marca pode inspirar os consumidores produzindo conteúdos mais criativos, mostrando como é possível montar looks de inverno que combinam com as bolsas.
A produção de conteúdo é uma estratégia poderosa para o seu negócio. Pode entreter, ensinar e inspirar o público. Aposte nisso e potencialize a presença da sua marca no mundo digital.
4. Conte a história da sua marca
Se o seu objetivo é ter uma marca exclusiva, então mostre para o público o motivo dela existir.
- Leia também: O que é propósito de marca e como criar um?
Pense agora em uma confeiteira que divulga o seu trabalho nas redes sociais. Além de mostrar os doces, ela pode ensinar algumas receitas e ainda contar a história do seu negócio. Veja alguns exemplos fictícios:
- Desde criança, Maria era apaixonada pela gastronomia. Aprendeu a fazer vários doces com a sua avó.
- Joana se tornou vegana. O veganismo, aliás, é o grande propósito do seu negócio: as receitas não levam ingredientes de origem animal.
- Clara mudou de cidade e, morando sozinha, aprendeu a cozinhar.
Mais do que isso, percebeu nos doces uma grande paixão – que se tornou o seu negócio.
Percebeu como cada história é única? Então, o marketing de diferenciação também pode estar presente nesses momentos, quando a empreendedora deixa claro para os consumidores a sua trajetória.
5. Seja autêntica
Atualmente, há muitas empresas de finanças. Mas há uma profissional que soube se destacar e se tornar uma referência na área: Nathalia Arcuri.
Para tratar de um assunto, considerado por muitos como complicado, Nathalia soube, com leveza, humor e irreverência, levar o mundo das finanças para a rotina dos brasileiros.
Antes da atuação da Nathalia, era comum associar finanças ao humor? Não! Ela soube cativar e ser autêntica.
Conclusão: quando você constrói o seu próprio espaço, tanto no mercado quanto na mente dos consumidores, o marketing de diferenciação acontece.