Como criar uma marca forte na mente dos consumidores?
Ser um empreendedor de destaque vai muito além da venda de um produto ou serviço. Para quem está em busca de ótimos resultados, é fundamental criar uma marca forte, capaz de permanecer na mente e no coração dos clientes.
Porém, como construir uma marca forte, de sucesso no mercado? É isso que você descobre aqui na Bem Marketing, pois preparamos um guia bem completo para você. Confira!
Saiba como criar uma marca forte
1. Saiba qual é o propósito da sua marca
Propósito é o motivo pelo qual o seu negócio existe. E isso não quer dizer só divulgar produtos ou serviços, mas sim mostrar a essência do seu negócio e qual transformação ele gera.
Quando você define um propósito de marca, constrói uma conexão com os consumidores. O cliente passa a enxergar não somente o produto: ele passa a se identificar com o que a sua marca representa.
- Leia também: Propósito de marca: o que é e como criar um?
2. Seja confiável
Você sabia que a confiança é um dos principais fatores no momento da compra? O motivo para isso, aliás, é claro: o cliente quer se sentir seguro na hora de se relacionar com uma marca.
- Leia também: Dicas para construir uma marca de confiança
3. Construa um relacionamento
Um forte relacionamento não acontece do dia para a noite, e sim a longo prazo. Saiba, então, cultivar cada cliente (ou potencial cliente) que entra em contato com a sua marca.
Esteja disponível e interaja com o público por meio de todos os canais que você tiver, como loja virtual, redes sociais e e-mail.
Com isso, ocorre, então, a reciprocidade. Quando o cliente se sente acolhido pela marca, consequentemente terá interesse em manter esse relacionamento.
4. Mostre que você é humano
É aquele ditado: “Pessoas se conectam com pessoas”. Mostre quem você é e, assim, estabeleça uma conexão emocional com o público.
Outro ponto, para criar uma marca forte, é este: lembre-se de que um relacionamento é uma via de mão dupla. Seja humano, mas não se esqueça de quem está do outro lado. Não é simplesmente um consumidor, mas uma pessoa com sentimentos.
Escute o que o público tem a dizer. Faça o consumidor se sentir parte da marca. O sentimento de pertencimento é muito valioso.
5. Conte a sua história
Cada marca tem a sua própria trajetória. Mostre a sua para o público: isso faz as pessoas se sentirem mais próximas, e podem até se identificar com seus desafios e as suas conquistas.
E lembra quando falamos sobre mostrar que você é humano? Então, qualquer história é marcada por erros e acertos. Mostrar a sua vulnerabilidade, e como você é capaz de superá-las, faz o público se identificar e admirar ainda mais o negócio.
A sua trajetória de empreendedor, aliás, pode ser contada diariamente, por meio dos stories no Instagram. Mostre o lançamento de um produto, um serviço que você oferece. Mas também converse sobre o seu dia. É o seu momento de mostrar quem está por trás da empresa.
6. Mostre a personalidade da marca
Para você compreender melhor o que é personalidade, imagine o relacionamento que você construiu ao longo dos anos com os seus amigos. Um pode ser simpático, outro pode ser criativo, tímido…
No caso, estamos falando sobre personalidades. E também podemos associá-las às marcas, sabia?
Para isso, existem várias estratégias que desenvolvem essa personalidade, como a linguagem a ser utilizada ou o tom de voz para atrair os clientes certos.
- Leia também: Como definir o tom de voz da marca?
7. Seja autêntico
Um dos principais fatores para estabelecer uma marca forte é a sua autenticidade. Sabe aquela frase: “O mercado está saturado”? Então, é nesse mesmo mercado que empresas únicas acabam se destacando.
E como se diferenciar em um mercado tão competitivo? Mostre quem você é, conte a história do seu negócio e mantenha um relacionamento com o público de um jeito transparente. Ser autêntico é ser você!
8. Saiba quem é a persona do seu negócio
É imprescindível que você saiba com quem você quer falar, ou seja: qual cliente você quer conquistar.
No marketing, chamamos o cliente ideal de “persona”. Quando você define essa persona, consegue elaborar estratégias que vão ao encontro dos seus desejos e interesses.
- Leia também: O que é persona e como criar uma para sua marca?
Com todos esses passos, você torna-se capaz de criar uma marca forte, que esteja sempre presente, de forma positiva, na memória do consumidor.