Human Experience: marcas que têm como foco as pessoas!
Quem tem uma marca aqui na internet geralmente está à procura de mais seguidores, mais engajamento, posts com muitas curtidas, compartilhamentos, salvamentos…
No entanto, antes de tudo, é fundamental lembrar: são pessoas que estão do outro lado da tela recebendo os conteúdos. E é aí que entra o conceito de Human Experience (“experiência humana”), que você verá nesta matéria da Bem Marketing. Confira!
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O que é Human Experience?
Como a tradução “experiência humana” já sugere, o conceito Human Experience é focado nas pessoas.
Sendo assim, as marcas deixam de enxergá-las como seguidores ou consumidores, e vão além, compreendendo que são humanos, com uma história de vida, emoções e desejos.
Human Experience nas estratégias de marketing
E por que é tão importante aplicar esse conceito no seu negócio? No Human Experience, a pessoa se torna o grande pilar das estratégias de marketing, e a marca pode criar uma forte conexão com ela.
Entenda o Human Experience como um conceito poderoso, que, se aplicado de forma correta, é capaz de gerar resultados positivos.
A ideia, aqui, não é o apenas o consumo de um produto ou serviço. É algo mais profundo: é criar experiências relacionadas ao propósito do ser humano.
A importância da experiência humana
Para ter uma marca de destaque, é claro que as vendas e o faturamento continuam sendo fundamentais. Porém, no Human Experience, o conceito é que a atuação de uma empresa está a serviço das pessoas.
A relação não é somente da compra de um produto, mas como a marca é capaz de melhorar a vida de um ser humano.
Sendo assim, olhe para a sua marca e reflita: como você pode garantir uma experiência tão valiosa a ponto de se conectar com o propósito e os valores das pessoas?
Fidelidade à marca
Quando uma marca foca nas experiências, ela ocupa um lugar de destaque tanto no mercado quanto na mente do ser humano.
A pessoa, ao perceber que as estratégias são voltadas para ela, passa a acreditar mais naquela marca, tornando-se mais fiel à marca.
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Como aplicar o Human Experience?
Se você chegou até aqui interessado em usar esse conceito de marketing, veja um passo a passo para ter o ser humano como o centro do seu negócio:
1. Motivação
Por que a sua empresa existe? Sabe aquele encorajamento para alcançar algum sonho? É isso que move o ser humano. E é essa motivação que uma marca também pode apresentar.
Leia também: O que é propósito de marca e como criar um?
Quando a marca tem uma motivação bem definida, e sabe a razão da sua existência, as pessoas podem se identificar.
Um exemplo é a Disney. Qual é o motivo da sua existência? É a magia; é encantar a vida das pessoas.
Percebeu que, nesse caso, o ser humano se conecta com a marca não somente pelo consumo? É quando a experiência acontece; no caso, a magia de vivenciar momentos inesquecíveis naquele lugar.
2. Empatia
Empatia é quando você se coloca no lugar de outra pessoa, tentando compreender suas angústias, alegrias, desejos…
A empatia é um dos fortes pilares do Human Experience, já que incentiva o empreendedor a olhar o mundo com os olhos de outro ser humano. Com isso, você torna-se apto para compreender a dor do outro, e como o seu serviço pode solucioná-la.
3. Autenticidade
Autenticidade é mostrar para as outras pessoas quem você é: a sua essência, os seus valores e até mesmo as suas vulnerabilidades.
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Com o destaque das marcas nas redes sociais, os empreendedores passaram a mostrar mais os bastidores e a sua história de vida. E sabe o que ganhou força, de forma positiva? A vulnerabilidade, tornando essas marcas mais humanas.
Imagine uma confeiteira. Essa profissional está sempre presente nas redes sociais, mostrando os vários sabores de bolo que prepara.
Certo dia, a consistência do recheio de um bolo deu errado. A confeiteira podia ter deixado esse fato de lado, porém ela fez questão de publicar nas redes sociais que o recheio não saiu como o esperado. Ou seja: apresentou-se em situação de vulnerabilidade.
Mas, atenção: a confeiteira mostrou o recheio, porém, como uma profissional dedicada, analisou o motivo do erro. Após algumas tentativas, finalmente o recheio ficou perfeito!
Todo esse processo ela documentou para as outras pessoas: não foi somente mostrar a vulnerabilidade, mas como foi capaz de superá-la.
Qual o efeito que isso produz? Todo ser humano passa por dificuldades. Sendo assim, a vulnerabilidade gera uma conexão, aproxima as pessoas.
O diferencial, no entanto, é mostrar como você está preparado para enfrentar as dificuldades. As pessoas gostam de ver histórias de superação, e ainda podem enxergar você como uma autoridade no seu segmento.
4. Conexão
No conceito de Human Experience, as pessoas se relacionam de igual para igual.
Para isso, é preciso compreender o cenário atual: os consumidores têm voz ativa na internet, participam frequentemente, e estão dispostos a se relacionar com aquela marca que mais os representa.
E essa marca pode ser a sua! Sendo assim, interaja com as pessoas, escute o que elas têm a dizer. E, mais do que isso, permita que o ser humano se sinta parte do seu negócio.
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Destaque a sua marca com o Human Experience!
Compreendeu a importância do conceito Human Experience para as marcas? Ao aplicar corretamente as estratégias, você terá mais do que seguidores ou consumidores, e sim pessoas apaixonadas pelo o que o seu negócio representa no mundo.