Marketing

O que é CTA no marketing?

Quem tem um negócio sabe que existem muitas ferramentas para gerar melhores resultados, e uma delas é o CTA no marketing. Mas, afinal, o que é CTA? É isso que a Bem Marketing explica a seguir. Confira!

Entenda o que é CTA no marketing

CTA significa “call-to-action”, ou seja, uma chamada para ação. Ela pode ser uma comunicação visual, pode ser falada e muitas vezes aparece em formato de texto. Essa chamada convida o público a realizar alguma ação. 

Navegando aqui pela internet, você certamente já foi impactado por diversas CTAs, como: 

  • Assine a newsletter;
  • Baixe o e-book;
  • Clique aqui e leia nossa matéria;
  • Dê o play e assista ao vídeo;
  • Confira mais dicas no site.

Todas essas chamadas para a ação não são usadas por acaso. É uma ferramenta que, quando aplicada de forma assertiva, faz com que o público continue em contato com o seu negócio – podendo conhecer mais sobre a sua marca e, até quem sabe, finalizar uma compra.  

CTA: como funciona e como aplicar no seu negócio

Vamos imaginar que você tem uma loja virtual de roupas que acabou de lançar a coleção outono/inverno.

Crédito: Unsplash / @angelabaileyy

O seu objetivo, então, é fazer com que os visitantes do site conheçam a nova coleção, não é mesmo? O uso do CTA, nesse caso, é fundamental. Mas, para que o call-to-action, essa chamada para ação funcione, você precisa levar em consideração estas informações:

  • O CTA está usado em uma posição estratégica no site?
  • Qual imagem você utiliza para chamar atenção do público?
  • As cores utilizadas são atrativas e também fazem referência à identidade visual da sua marca?
  • Quantas vezes há o uso do CTA no site para conhecer essa coleção?

Viu como é importante entender todo o contexto de utilizar o CTA? Não é apenas inserir uma chamada para ação no site. Afinal, se o visitante não se sentir interessado naquela mensagem, ele simplesmente não vai clicar, não vai ter vontade de conhecer a nova coleção de roupas. 

O CTA precisa ser atrativo. O visitante precisa sentir vontade de continuar no seu site e conhecer mais dos seus produtos. 

Usando CTA no seu texto

Uma dica muito importante é esta: o CTA precisa ter um contexto. Quando você convida o público a realizar uma ação, você precisa gerar interesse.

Por exemplo: se você acessa um site e visualiza um botão escrito “Clique aqui”, mas sem explicar por que você deve clicar, será que você se sente seguro para realizar essa ação? Talvez, não.

Vamos voltar a imaginar aquela mesma loja de roupas, que lançou a coleção outono/inverno. Para que o visitante do site tenha interesse em clicar no botão e, assim, conhecer as novas peças de roupa, essa loja virtual pode aproveitar alguns recursos:

  • Uso do storytelling: explicar a história da nova campanha;
  • Fotos de qualidade: mostrar os looks em um bonito cenário;
  • Destacar que as peças são confortáveis, que acompanham as últimas tendências da moda.

Essas informações proporcionam sensações ao visitante do site: ele passa a imaginar como aquelas peças de roupa podem ser úteis no seu dia a dia e, com o uso do CTA, terá interesse em clicar para conferir a coleção completa. 

Dicas para criar o CTA ideal:

1. Use frases curtas, e inicie com um verbo. Deixe claro para o leitor o que ele vai encontrar ao realizar essa ação. Por exemplo: “Assine a newsletter e receba conteúdos exclusivos”.

2. Um recurso bastante utilizado é o uso de números, mostrando assim a quantidade de benefícios que o leitor irá encontrar. Por exemplo: “Baixe o e-book com 50 receitas de sobremesa”. “Compre o curso online com 30% de desconto”.

3. Lembre-se: o produto ou serviço que você oferece precisa encantar o leitor. O CTA não funciona sozinho, fora de um contexto. Ele precisa estar alinhado com toda a comunicação do seu negócio, oferecendo algo de valor para o público.

4. Tenha sempre em mente quem é a persona, ou seja, para quem o CTA irá solucionar um problema. Por exemplo: na tal loja de roupas, a coleção outono/inverno deve ser direcionada para pessoas que moram ou vão viajar para lugares mais frios. Não faz sentido oferecer para um leitor que está em busca de peças leves, como looks para usar na praia.

Ofereça algo de valor ao aplicar o CTA

Com todas essas dicas, reforçamos a importância de usar o CTA dentro de um contexto, e que essa chamada para a ação ofereça algo que realmente faça sentido para o leitor. 

Agora que você já sabe o que é CTA, o chamado “call-to-action”, aplique todas essas dicas e faça o público conhecer ainda mais sobre o seu negócio, gerando, assim, melhores resultados!

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