Criatividade

Como ser criativo em 8 passos

Com tantas empresas que estão sempre inovando, oferecendo produtos e serviços diferenciados, é normal que você se pergunte: “Então, como ser criativo e destacar a minha marca no mercado?”. 

Pois é, muitas pessoas podem pensar, pensar, pensar… e acabar acreditando que não são tão produtivas assim. Mas não pense isso! Afinal, você sabia que a criatividade é uma habilidade que está presente em todos nós? Sendo assim, o que ela precisa é ser treinada, e é sobre isso que a Bem Marketing quer ajudar você! 

Dicas para aumentar a sua criatividade

1. Estude

As ideias surgem com o conhecimento. Para você compreender melhor, pense em alguém que é autoridade na sua área? Esse profissional conseguiu se destacar, soube ser criativo muitas vezes porque adquiriu conhecimento. Então, busque sempre se aprimorar. 

Uma boa dica é saber reconhecer os seus pontos fracos e fortes. Aproveite as áreas que você já tem habilidade e faça bom uso delas. Enquanto isso, também procure aperfeiçoar aqueles pontos que você sente mais dificuldade. E não tenha medo de enfrentá-los: todos nós temos os nossos desafios e estamos em constante evolução.

2. Faça algo novo

É confortável estar na zona de conforto, não é mesmo? No entanto, usar a criatividade para inovar pode ser uma ótima estratégia para os seus negócios. 

Para fazer algo novo, você não precisa radicalizar e transformar completamente o cotidiano. Com simples mudanças, é possível fazer a originalidade fluir. Que tal, então, preparar uma receita que nunca foi testada? Você também pode assistir a um filme de um gênero que não curte muito – vai que nessa obra exista uma personagem incrível, que desperte um novo ponto de vista? 

Mas é claro que você também pode estimular a criatividade promovendo mudanças maiores na sua vida, como praticar um esporte novo, aprender um idioma, fazer algum artesanato. O importante é que, ao se permitir conhecer o novo, maiores experiências irá adquirir.

3. Não tenha medo de errar

Tenha coragem de criar, mas lembre-se de que ninguém é perfeito a vida toda. Os erros fazem parte, e você só vai saber se dará certo ou errado tentando. Caso erre, que essa experiência sirva como parte do processo da sua evolução, e não uma proibição para você seguir em frente. 

4. Anote as suas ideias

Sabe quando uma boa ideia surge em momentos inusitados? Há muitas pessoas que falam que o “insight”, aquela luz, surge ao tomar banho ou quando está deitado, pronto para dormir. Isso também já aconteceu com você? Bom, nesses momentos mais relaxantes, a mente consegue trabalhar com processos cognitivos associados à criatividade. 

Então, sempre que despontar algo original, anote. Pode ser no bloco de notas do seu celular mesmo. Ao deixar registrado, você não corre o risco de perder aquele pensamento que apareceu inesperadamente.

5. Observe as pessoas ao seu redor

Conversar com familiares, amigos e colegas de trabalho amplia o nosso conhecimento. Esteja aberto, inclusive, para assuntos que vocês divergem. Ouvir uma opinião diferente da sua também é uma forma de você ter um novo olhar sobre determinado assunto, e que certamente motivará a criatividade.  

6. Relaxe

Assim como é fundamental estudar, trabalhar e realizar diversas atividades no dia a dia,  é também preciso destacar a importância do descanso. Há momentos de ócio, como ouvir uma música, que contribuem para “relaxar” o cérebro. Caso contrário, quando pensamos muitas vezes sobre algum acontecimento, a ansiedade pode acontecer.

Então, permita-se ter momentos de descanso. Assim você pode retornar ao trabalho mais motivado e, consequentemente, com ideias mais criativas.

7. Persista

Já pensou em desistir porque o seu trabalho não estava tão perfeito como você gostaria? Calma! Todo processo é uma evolução, e a originalidade aumenta conforme você for experimentando. Continue com o seu trabalho, ele pode ser relevante e muito criativo para o seu público-alvo. Acredite nisso!

8. Crie!

É exatamente isto: a criatividade somente surge porque algo foi realizado. Então, tire as ideias do papel e faça acontecer.

Agora que você já sabe como ser criativo, que tal aplicar esses oito passos no seu dia a dia?

Você também pode gostar destes conteúdos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *