Como definir o tom de voz da marca?
Tom de voz de uma marca: você já ouviu falar sobre isso? Como todo negócio se comunica com o público, é fundamental saber como essa comunicação será realizada, com o objetivo de conquistar os consumidores. Aqui na Bem Marketing, explicamos como definir o tom da voz da marca. Confira a seguir:
- Leia também: Como começar uma marca na internet do zero?
O que é tom de voz da marca?
Para você entender melhor esse conceito, vamos levar para o nosso dia a dia. Pense nos seus familiares: embora sejam da mesma família, cada um tem a sua própria identidade, a sua própria essência, não é mesmo?
Com isso, leve esse mesmo exemplo para o mundo dos negócios. Pense em duas marcas de loja de roupas. Ambas vão vender blusas, calças ou vestidos, mas cada uma tem a sua própria característica.
Para que um negócio consiga se destacar entre tantos outros, é imprescindível que ele saiba se comunicar adequadamente com o público. Assim, o tom de voz da marca é capaz de transmitir quais são os seus objetivos, seus valores e a sua missão.
- Leia também: Saiba escolher o nome ideal para marca
Lembre-se sempre de cuidar do tom de voz da sua marca
Agora que você já sabe o que é tom de voz da marca, é essencial levar esse conceito para o seu negócio.
Há vários fatores que fazem uma marca ser lembrada, como por exemplo:
- Qual é a primeira marca que você pensa que tem como destaque a cor vermelha?
- Qual som ou letra você recorda quando falamos sobre música na publicidade?
- O perfume ou shampoo que você adora traz lembranças de alguma marca?
Você provavelmente se identificou com alguns dos exemplos acima. Todos eles, aliás, são características que fazem você reconhecer um negócio: são parte das estratégias de branding, assim como quando trabalhamos o tom de voz de uma marca.
- Leia também: O que é branding?
Quando você trabalha todas essas estratégias, como cuidar da identidade visual e do tom de voz da marca, o seu negócio torna-se exclusivo e, consequentemente, pode encantar ainda mais os consumidores. Como disse Shantanu Narayen, CEO da Adobe:
“Hoje, as pessoas compram experiências, não produtos.”
Novamente, vamos refletir: “Na hora de comprar um tênis, qual marca você escolheria?”.
Temos que levar em consideração que há diferentes consumidores. Enquanto um deles pode desejar comprar tênis para corrida, o outro pode investir em tênis para passeios mais informais, como uma ida ao shopping ou ao cinema. Ou seja: o tênis escolhido representa o estilo de vida de uma pessoa.
Observe os exemplos abaixo:
Na primeira imagem, a modelo usa um tênis Louboutin com uma roupa mais social. Ela pode usar esse look no trabalho, por exemplo, garantindo um visual elegante, mas ao mesmo tempo confortável.
Já na segunda imagem temos um tênis All Star. Perceba que as cores usadas na foto e a pose da modelo são mais despojadas, remetendo a foto a momentos descontraídos.
Agora, pense nos clientes das marcas. Será que alguém que vai comprar um tênis branco para trabalhar com roupa social será o mesmo consumidor que vai adquirir um tênis laranja? Provavelmente, não.
Sendo assim, o que aprendemos com os dois exemplos acima? Cada marca deve ter o seu próprio tom de voz para se comunicar com os consumidores.
Leia também: O que é identidade visual e como criar uma?
Saiba como definir o tom de voz da marca
Para descobrir qual tom de voz usar, a Bem Marketing apresenta duas dicas fundamentais:
1. Saiba quem é a persona do seu negócio
A persona é um personagem, construído com dados reais, capaz de representar o cliente ideal de um negócio.
Leia também: O que é persona e como criar uma para sua marca?
Cada marca deve ter a sua própria. Por exemplo: uma livraria e uma loja de vestidos de festa têm diferentes personas. Para se comunicar, é necessário usar um tom de voz da marca específico para cada situação.
2. Tenha uma linguagem adequada para se relacionar com a persona
Depois de construir a persona da sua marca, é essencial saber como se comunicar com ela. Por exemplo: se a persona for jovem, gosta de acompanhar as últimas novidades das redes sociais, compartilha memes e fala gírias, o tom de voz da sua marca será mais informal, extrovertido.
No entanto, se a sua persona tem uma linguagem mais formal e usa a internet se relacionando com mais seriedade, consequentemente o tom de voz da marca irá se apresentar de uma forma mais comedida.
No entanto, atenção!
Em todos os casos, é preciso lembrar que o tom de voz representa o seu negócio. Sendo assim, não deixe que certos exageros prejudiquem os valores e a imagem da sua marca.
A sua linguagem pode, sim, ser informal e descontraída, e sem usar termos pejorativos ou palavras impróprias. Assim como você pode ter um tom mais formal, mas sem precisar usar uma linguagem “dura”, sem conexão com a sua persona.
Seja qual for o caso, tenha sempre em mente que o tom de voz da marca é para você construir um relacionamento ainda mais forte com os consumidores.
Tom de voz da marca: ótimo para destacar a sua marca!
O tom de voz da marca é uma das estratégias que proporcionam vários benefícios para um negócio. Confira:
Reconhecimento
Quando o tom de voz é utilizado adequadamente, torna-se mais fácil ser reconhecido pelos consumidores.
Aqui na internet, o público está o tempo todo em contato com diversas marcas. Então, é perfeito uma marca ser reconhecida e lembrada.
Fácil comunicação
Pense no nosso dia a dia: um bate-papo com um amigo ou uma reunião de trabalho. Quando a comunicação é clara, a conversa flui, sem qualquer ruído.
Porém, imagine uma conversa sobre um assunto que você não esteja informado. A probabilidade é baixa de você interagir com algo que não conhece ou não tem interesse.
O mesmo acontece com o relacionamento entre marcas e consumidores. Quando o tom de voz da marca é coerente, faz a comunicação ser fácil, atraindo o público.
Conexão com os consumidores
Lembre-se sempre de que a sua marca fala com pessoas: elas têm sentimentos e desejos. Sendo assim, construa uma comunicação real, que mostre os valores do seu negócio, mas que também saiba encantar os clientes.
Com todas essas informações, agora você já sabe como definir o tom de voz para sua marca. Coloque em prática, e que os resultados sejam ótimos!