O que é o Círculo Dourado, de Simon Sinek?
Na área do marketing, muitos profissionais utilizam o conceito do Círculo Dourado, de Simon Sinek. E, se você tem uma marca e quer saber como esse conceito pode contribuir com o seu trabalho, a Bem Marketing explica todos os detalhes. Confira a seguir!
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Afinal, o que é o Círculo Dourado?
Imagine este cenário: em um determinado segmento, há empresas que contam com bons recursos e oferecem produtos de qualidade. No entanto, entre tantas companhias, apenas uma se destaca, encantando os consumidores. Como podemos explicar isso?
A explicação está na forma como essa empresa de sucesso se relaciona com o público. E assim podemos compreender melhor o Círculo Dourado, de Simon Sinek:
Segundo esse conceito, as pessoas sabem o que elas fazem. Indo um pouco mais para o centro do Círculo Dourado, encontramos o como: certas pessoas e empresas sabem como fazer. No entanto, são poucos os que sabem por que fazer.
Quando as ideias não chegam ao centro do círculo, ou seja, quando um negócio não é capaz de revelar o seu propósito, o seu motivo de existir, torna-se pouco relevante para os consumidores.
O Círculo Dourado faz o caminho de dentro para fora, destacando a área mais interna, onde se encontra o “por quê”. Dentro desse conceito de Simon Sinek, os que mais se destacam são aqueles que conhecem bem o seu motivo, e começam as suas ideias por ele.
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O Círculo Dourado na prática
Vamos imaginar uma marca de celular que venda um smartphone top de linha. Observe, então, os próximos exemplos:
- Exemplo 1:
Celular com processador veloz e conjunto de câmeras traseiras com três lentes.
- Exemplo 2:
Com esse aparelho, você pode acessar até os aplicativos mais pesados (como aqueles games que você curte!) que o smartphone roda tranquilamente! E você adora fotos para postar nas redes sociais? O celular ainda conta com um conjunto de câmeras traseiras com três lentes: ótimo para registrar com alto nível todos os detalhes.
Conseguiu perceber as diferenças? No segundo exemplo, a ideia do texto começou dentro do Círculo Dourado, caminhando para a sua extremidade. Isso quer dizer que explicou primeiro o por que do celular ser útil, apresentar vantagens para o consumidor.
“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o por que você faz.”
Simon Sinek
Seguindo esse conceito de Simon Sinek, começar pelo interior do círculo, mostrando o por que do seu trabalho ou do seu produto, inspira as pessoas e, com isso, elas podem tomar uma atitude em relação ao seu negócio.
Isso pode acontecer na hora de fechar uma compra ou mesmo na forma como o consumidor se relaciona com uma marca. Sabe quando uma bolsa de luxo é tão desejada que tem lista de espera para tentar adquirir uma? É sobre isso que a estrutura do Círculo Dourado retrata.
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Aplicando o Círculo Dourado no seu negócio
Pense na sua marca: por que você trabalha? Qual o propósito, o motivo de o seu negócio existir? Reconhecer isso é você avaliar a sua vida profissional e estar motivado para trabalhar todos os dias.
Lembra quando demos o exemplo do celular? Uma loja de produtos de tecnologia pode descrever o smartphone como “aparelho com câmera de alta qualidade”. Acontece que o mesmo celular pode se tornar mais atrativo quando apresentamos os seus benefícios para o dia a dia, como: “Um celular para registrar os melhores momentos com a família!”.
E não se esqueça: saber quem é a sua persona faz você se relacionar com o cliente certo e, consequentemente, sua marca torna-se mais encantadora para essas pessoas.
Assista ao vídeo de Simon Sinek, em um TEDTalk:
Se você quiser saber mais sobre o conceito do Círculo Dourado, Simon Sinek explica com detalhes e ainda dá alguns exemplos, como a marca Apple e Martin Luther King. Confira no vídeo abaixo:
E aí, gostou de conhecer o Círculo Dourado, de Simon Sinek. Ele inspira grandes profissionais e pode também motivar o seu negócio!
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