Calendário editorial: o que é e como fazer um para seu negócio
Criar um calendário editorial é uma tarefa fundamental para todo empreendedor. Afinal, quem tem o seu próprio negócio sabe: a organização precisa estar presente no dia a dia. Se você tem disciplina e sabe que, com uma boa produtividade é possível gerar bons resultados para o seu trabalho, então o calendário será um ótimo aliado.
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Mas o que é um calendário editorial?
Como o nome já sugere, é um cronograma. É onde você irá registrar todo o planejamento do seu negócio para os próximos dias, semanas ou meses. No calendário editorial é possível encontrar diversas atividades, como: publicações nas redes sociais, produção de vídeo, matérias para site, elaboração de e-books, entre outros.
Com todas essas tarefas organizadas no calendário, ficará bem mais prático de você administrar tudo o que precisa ser feito para o atingimento das metas. Além disso, o cronograma permite que você otimize o seu tempo. Ou seja: é imprescindível para o seu negócio!
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Calendário editorial: como fazer e usar no dia a dia
Se você adorou a ideia de ter um cronograma bem completo e, com isso, aprimorar a produtividade do seu negócio, a Bem Marketing vai mostrar como é simples criar um calendário editorial. Confira!
1. Defina uma meta
Em primeiro lugar, você precisa determinar uma meta. Para isso, é importante que você saiba responder a seguinte pergunta: “Aonde quero chegar com a minha marca?”.
A resposta precisa estar alinhada com o seu negócio. Mas vamos citar alguns exemplos:
- Crescer o número de vendas dos produtos;
- Conquistar mais visitantes para o site;
- Aumentar o engajamento nas redes sociais.
2. Trace os objetivos
O próximo passo é você definir, em números, o quanto a sua meta precisa ser atingida. Afinal, quando falamos “Quero aumentar os visitantes no site”, isso é muito vago, concorda? Precisamos ter foco, definir quais são os objetivos para chegar àquela meta.
Para você compreender melhor, novamente vamos mostrar um exemplo:
- Meta: conquistar 10.000 mais visitantes no site.
- Objetivos: o que eu preciso fazer para conquistar esses 10.000 visitantes no site?
- Objetivo 1: criar cinco matérias semanais;
- Objetivo 2: divulgar o site nas redes sociais da marca;
- Objetivo 3: pesquisar palavras-chave relevantes e criar matérias de acordo com meu segmento.
No entanto, lembre-se: é muito importante que você respeite o seu tempo e também os seus recursos para um bom trabalho. No exemplo acima, caso o empreendedor não consiga cumprir as cinco matérias semanais, ele provavelmente não conseguirá atingir a meta de 10.000 visitantes no mês. Resultado: ficará abaixo do esperado, gerando uma frustração.
O que precisamos entender, então? Devemos traçar metas que envolvam o nosso esforço, sim (queremos ser melhores a cada dia, não é mesmo?). Mas não podemos colocar números extraordinários e inatingíveis. Então a Bem Marketing dá esta dica:
“Saiba onde você está hoje e faça o seu melhor. Assim você terá condições reais de atingir as metas e, consequentemente, terá bons resultados, e o crescimento virá.”
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3. Planeje as tarefas por dias
Aqui, não tem mistério: é como se você estivesse preenchendo a sua agenda (ou mesmo um calendário, claro) de acordo com as atividades que devem ser realizadas.
Mais uma vez, vamos exemplificar, como se fosse o trabalho de uma possível marca durante três dias da semana:
- Segunda-feira: post no Instagram, publicação de matéria no site e produção de vídeo para YouTube;
- Terça-feira: post no Instagram, fotos e edição das imagens para o site;
- Quarta-feira: publicar vídeo no Instagram (IGTV), publicar post no Facebook, produção de matéria para o site.
Acima, temos apenas uma simulação. Lembre-se: você deve adequar as tarefas de acordo com as suas metas. Além disso, precisamos entender que cada atividade exige um tempo diferente: muitas vezes a criação de um post em uma rede social leva menos tempo do que a produção de roteiro, filmagem e edição de um vídeo.
Viu como fica mais fácil estabelecer as tarefas, organizando pelos dias da semana? Registrando todos esses dados no calendário editorial, você terá total controle do que precisa ser feito.
4. Qual ferramenta usar no calendário editorial?
A boa notícia é que há muitas opções para você criar um cronograma e se organizar. A escolha da ferramenta é algo muito pessoal – é preciso experimentar e saber qual você mais se identifica.
Mas, se é dica que você quer, há muitos empreendedores que usam Asana, Google Calendar e Trello. Aqui na Bem Marketing, o calendário editorial é feito no Trello, uma ferramenta gratuita e bem intuitiva de ser usada.
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5. O calendário é importante, e outros fatores também
Ótimo, o calendário editorial finalmente ficou pronto. Devemos segui-lo à risca? Calma, nem sempre!
O seu cronograma irá orientá-lo – aliás, já destacamos bastante nesta matéria o quanto é imprescindível você ter o calendário para se organizar. No entanto, o mercado está em constante transformação. Isso significa que você precisa estar atento a essas mudanças.
Vamos dar um exemplo que aconteceu com a própria Bem Marketing. Aqui, seguimos o nosso próprio cronograma. Certo dia, acompanhando as notícias do momento, havia uma novidade: Michelle Obama iria lançar um podcast.
Por que essa notícia era importante para a Bem Marketing? Porque nós acompanhamos o mercado, a tecnologia. Nós sabemos a relevância de um podcast nos dias atuais e também reconhecemos o quanto a ex-primeira dama dos Estados Unidos inspira outras mulheres. Pronto: havia uma oportunidade para explorarmos esse assunto no nosso Instagram.
Por conta dessa informação, naquela semana mudamos o nosso calendário editorial e criamos o post que você confere a seguir:
Sendo assim, segue mais uma dica da Bem Marketing:
“Um calendário editorial precisa estar bem planejado. No entanto, não se esqueça de acompanhar o mercado e as últimas notícias. Qualquer oportunidade que faça sentido para o seu negócio pode gerar bons resultados.”
6. Analise os dados
Se você pensou em toda a produção de conteúdo e verificou o que era possível fazer, de acordo com o seu tempo e os seus recursos, tudo isso não foi em vão. A próxima etapa é analisar se todo esse desempenho está alcançando as metas que foram estabelecidas.
Aqui na Bem Marketing estamos sempre de olho nos principais dados. No Instagram, analisamos informações como alcance, impressões e interações com o público. Já no site, verificamos dados por meio do Google Analytics e do Search Console.
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7. Atualize o calendário sempre que for necessário
Como o calendário editorial é um grande aliado seu, ele estará sempre ao seu alcance. Quanto mais você usá-lo, naturalmente você saberá o momento certo de atualizá-lo.
Vamos supor que no último mês você tenha vendido um produto muito além do que era esperado. Você então deve olhar para o seu calendário editorial e ver, por exemplo, se esse produto foi mais divulgado na internet do que os demais. E, assim, pode passar a divulgar os outros itens da sua marca com maior relevância. Enfim, esse foi só um exemplo de que o cronograma pode, sim, sofrer modificações, sempre com o objetivo de entregar melhores resultados para o negócio.
Com esse passo a passo, você pôde perceber o quanto o calendário editorial é essencial para os empreendedores. E aí, está preparado para criar um e usar no seu trabalho?