Marca autêntica: como criar uma e se destacar?
Ter uma marca autêntica. Esse, certamente, é o desejo de muitos empreendedores. Afinal, a autenticidade faz uma empresa se destacar no meio de tantas outras.
Imagine uma marca transparente e verdadeira. Isso gera uma conexão com os consumidores, construindo uma relação de confiança.
- Leia também: Dicas para criar uma marca de confiança
No entanto, como é possível a autenticidade estar presente no seu trabalho? É exatamente essas orientações que você encontra aqui, nesta matéria da Bem Marketing. Confira e descubra como criar uma marca autêntica!
Foque no seu propósito
Aqui na internet, há uma quantidade gigantesca de lojas virtuais e perfis nas redes sociais. No momento de avaliar o mercado e analisar as tendências do momento, é comum o empreendedor consumir muitos conteúdos.
Porém, é preciso seguir com a sua jornada empreendedora, sim, mas sem se esquecer do seu propósito: ou seja, o motivo da sua empresa existir.
- Leia também: O que é propósito de marca e como criar um?
Quando você tem o seu propósito bem definido, aquele que pertence somente a sua marca, mais autêntica ela será. Lembre-se disso sempre!
Então, o que é uma marca autêntica?
Para você compreender melhor, imagine uma amiga sua. Aquela que você admira e sabe que é transparente, ou seja: ela demonstra os seus valores, a sua essência e a sua personalidade.
Podemos transportar esse cenário para o mundo das marcas. Um negócio autêntico sabe se posicionar para os consumidores.
Quando a marca se apresenta de um jeito somente seu, e deixa claro o motivo de se fazer presente, o público passa a reconhecer quais são os seus valores.
E sabe qual a vantagem disso? Quando um cliente se identifica, mais propenso ele está de se tornar fiel à marca.
Benefícios de criar uma marca autêntica
Nesta matéria, já deu para saber a importância de ter um negócio com autenticidade, não é mesmo? Mas, aqui na Bem Marketing, nós vamos mostrar ainda mais.
A seguir, contamos para você vantagens de ter uma marca autêntica:
1. O consumidor se identifica
Quando a marca é autêntica, naturalmente irá revelar para o mercado a sua personalidade. Com isso, o público passa a conhecer os seus valores, as suas conquistas e até mesmo as suas vulnerabilidades.
Mas a marca pode expor a sua vulnerabilidade? Pode, sim. Porém, vamos explicar melhor esse ponto.
Imagine uma pizzaria. Vamos supor que um cliente fez um pedido, porém a massa da pizza queimou! Temos, aqui, a vulnerabilidade: algo que não era esperado aconteceu, e pode mostrar a fragilidade da marca.
Como encarar a vulnerabilidade
A empresa, no entanto, foi transparente e fez questão de explicar para o cliente que houve um imprevisto durante o preparo, e por esse motivo haverá um atraso de 20 minutos.
A pizzaria pede desculpas, e ainda vai além: envia a pizza solicitada e, como cortesia, envia sobremesa, para toda a família do cliente.
A questão aqui não é expor a vulnerabilidade por si só. Não é para mostrar a fraqueza da marca, mas sim como ela está preparada para encarar os desafios do cotidiano.
São essas situações do dia a dia que tornam a marca mais humana e, consequentemente, fazem o público se identificar.
2. Cria uma personalidade única, exclusiva
Mais uma vez, imagine os seus amigos. Você pode ter um que é criativo, outro que é simpático, alguém pode ser tímido…
Além disso, cada um tem uma história de vida para contar. Profissão, cidade onde mora, o que curte fazer nos momentos de lazer, entre outros exemplos.
E o que isso quer dizer? Que cada marca também pode ter a sua própria personalidade. Aliás, quanto mais autêntica ela for, mais essa personalidade ficará em evidência, construindo uma empresa única.
3. Aumenta a credibilidade
Como a marca vai se apresentar mostrando o seu propósito, a sua personalidade e os seus valores, naturalmente ela gera a confiança do público e do mercado.
Como ter uma marca autêntica na prática
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: “Então como eu crio uma empresa autêntica?”. E é exatamente isso que explicamos a seguir:
Marque a sua presença digital
Sabe aquele famoso ditado: “Quem não é visto não é lembrado?”. Para que o seu negócio permaneça na mente dos consumidores, é imprescindível que você esteja presente, de forma consistente, aqui na internet.
Mostre os valores da sua marca, sempre
Quais são os valores que a sua marca propaga? Deixe isso claro para o público. Lembre-se de que sempre haverá uma pessoa nova conhecendo o seu trabalho, propensa a comprar um produto ou serviço seu.
E, se essa pessoa ainda não conhece sobre a sua marca profundamente, então será preciso encantá-la, inclusive por meio dos valores e da essência do seu negócio.
Humanize o seu negócio
Durante esta matéria, estamos o tempo todo destacando a importância de você participar do seu negócio. Com a sua presença, construa uma marca humana.
E como isso é possível? Mostre os bastidores do seu negócio, conte para o público a sua jornada como empreendedor.
Interaja sempre, afinal pessoas se conectam com pessoas. Permita que os consumidores conheçam quem está por trás do negócio.
Com todas essas orientações, você será capaz de criar uma marca autêntica, admirada por muitos consumidores.