Propósito de marca: o que é e como criar um?
Aqui na Bem Marketing, sempre produzimos conteúdos com informações valiosas para você construir uma marca autêntica, com a sua essência, e que permaneça na mente e no coração dos consumidores.
Para ter uma marca de destaque, é fundamental que o empreendedor saiba qual é o seu verdadeiro propósito. Mas, afinal, o que é propósito de marca? É sobre isso que vamos falar aqui nesta matéria. Confira todas as orientações e inspire-se!
Entenda o que é propósito de marca
Propósito de marca é o motivo pelo qual o seu negócio existe. E isso não significa somente divulgar seus produtos ou serviços, mas sim mostrar a essência do seu negócio e qual transformação ele será para o mundo.
Quando você tem um propósito de marca claro, consequentemente pode construir uma conexão mais forte com os consumidores. O cliente passa a enxergar não apenas o produto que você oferece, é algo maior: ele passa a se identificar com o que a sua marca representa.
- Leia também: Dicas para construir uma marca de confiança
Destaca-se no mercado!
Como empreendedor, você provavelmente já pode ter refletido sobre como o mercado está saturado. Então, vamos analisar aqui:
É verdade que a concorrência é alta. Se pensarmos em lojas virtuais, rapidamente surgem à mente lojas de roupas, acessórios, artigos para casa, produtos esportivos, entre outros. Isso sem falar nos diversos profissionais que divulgam seus trabalhos na internet, como arquitetos, dermatologistas, nutricionistas, advogados…
No entanto, os consumidores, cada vez mais exigentes, desejam comprar além de um produto ou serviço. Eles estão interessados na experiência que vão ter com aquela marca e, mais do que isso, valorizam empresas que se posicionam e mostram os seus valores.
- Leia também: Como fazer um posicionamento de marca?
As pessoas estão incessantemente em busca de um propósito de vida. É natural que cada um de nós avalie a nossa própria jornada. Aliás, é isso que nos dá “fôlego” para continuarmos.
Então, quando um cliente encontra uma marca disposta a mostrar o seu propósito, ou seja, o sentido de existir, é mais fácil esse cliente se identificar – e escolher tal empresa no meio da alta concorrência.
Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas. E marcas com um propósito bem definido tornam esse elo muito mais forte.
A importância de ter um propósito de marca bem definido
O propósito precisa estar sempre na essência da sua marca. Não é somente uma frase motivacional, que pode virar um post nas redes sociais. Não mesmo! O propósito é aquela “bússola” que orienta para onde o seu negócio vai caminhar, rumo ao sucesso.
E o que acontece quando você tem um propósito de marca muito bem estabelecido? Mais facilmente os consumidores vão compreender o verdadeiro motivo de a sua marca estar presente no mercado. Isso certamente aumenta a persuasão nas vendas.
O Círculo Dourado, de Simon Sinek
Aqui na Bem Marketing, há uma matéria bem completa sobre o Círculo Dourado. Vale a pena conferir, e está neste link: O que é o Círculo Dourado?
Mas o que esse conceito, do palestrante britânico Simon Sinek, tem a ver com o propósito de marca?
Bom, pense, por exemplo, em pizzarias. Todos esses estabelecimentos sabem o que vendem: pizza, certo?
Dessas pizzarias, algumas vão saber como fazer corretamente as suas estratégias para se destacar no mercado. Podem oferecer um atendimento personalizado, sabores diferenciados, produzir conteúdos na internet para propagar a marca etc.
Porém, poucas empresas sabem o motivo pelo qual fazem isso.
Um exemplo para saber o propósito: uma pizzaria vegana existe para oferecer ingredientes mais naturais e contribuir com o meio ambiente.
É essa transformação que vai encantar o público e fazer uma marca se destacar no mercado.
Há uma frase famosa de Simon Sinek, que diz: “As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz”.
Como criar um propósito de marca?
Agora que você já leu todas essas informações sobre propósito de marca, que tal colocar em prática. A seguir, veja um passo a passo bem completo:
1. Resgate a história da sua marca
Para saber o real motivo da sua empresa existir, lembre-se da sua história, das suas origens.
Quer ver um exemplo disso? A Disney, há décadas, tem como propósito a magia de encantar os clientes. A história da marca gira em torno disso.
2. Construa um forte elo por meio do propósito
Por que a sua marca existe? Qual transformação ela proporciona no mundo? Assim que você tiver essa resposta bem definida, divulgue isso para a sua audiência. Consequentemente, você irá construir uma comunidade que se identifica com a essência da sua marca, e uma conexão ainda mais forte será formada.
3. Adote o propósito como um diferencial competitivo
Analise sempre o mercado e veja como o propósito da sua marca é um ponto alto de diferenciação, aquilo que faz o seu negócio ser visto como autêntico e desejado pelos consumidores.
Conclusão: com o propósito de marca sempre presente, a sua empresa é capaz de obter ótimos resultados.