O que é Marketing de Defensores?

Quando uma marca consegue encantar o público, naturalmente, ao longo do tempo, vai conquistando fãs – os seus defensores! Aliás, você já ouviu falar sobre Marketing de Defensores? É sobre isso que vamos falar aqui na Bem Marketing. Confira!
- Leia também: O que é marketing one to one?
Entenda o que é Marketing de Defensores
Se você é um empreendedor, imagine a sua marca: sabe aquele cliente que está sempre acompanhando o seu trabalho? Ele curte ou compartilha um post nas redes sociais, recomenda para amigos o seu trabalho, faz elogios e está sempre à espera de novidades sobre o produto ou serviço que você oferece. Sim, ele é o defensor da sua marca!
Mas esse defensor não é um admirador por acaso. Para um cliente chegar a esse ponto, de não somente consumir, mas de se transformar em fã, foi porque ele teve uma experiência positiva ao se relacionar com o negócio.
Há vários fatores que podem fazer os olhos dos consumidores brilharem, como por exemplo: um produto de qualidade, um atendimento exemplar e os valores que uma marca propaga.
E sabe o que isso significa? Você conquista defensores quando trabalha de forma coerente, realizando estratégias capazes de transformar um cliente em protetor e propagador do seu negócio. Ou seja: você tem um grande aliado para o seu trabalho!
Escute os seus defensores
Hoje, temos uma infinidade de empresas e, com isso, a concorrência é alta. Há várias marcas de roupas, acessórios, celulares, móveis… isso quer dizer que não basta ter um produto ou serviço de qualidade. Você precisa surpreender!
Mas, então, como gerar um encantamento no cliente, a ponto de fazer ele comprar e, mais do que isso, fidelizá-lo? Você precisa criar essa diferenciação: o que você tem de único para oferecer?
Para que a sua marca se destaque, pense nos valores atrelados a ela. Além disso, pense em como você pode surpreender no dia a dia. Que tal entregar o produto em uma embalagem bonita? Isso mexe com os sentidos e pode deixar o seu cliente admirado.
- Leia também: O que é marketing sensorial?
Agora, o que é seu, e somente seu, é a sua história, trajetória como empreendedor. Deixe isso claro para o público. Caso você use as redes sociais, mostre os bastidores da sua marca, o percurso que você caminha para entregar o melhor para os consumidores. Isso humaniza e faz a audiência se identificar.
Quando a sua marca se diferencia, conquistando o cliente, ela ganha um espaço na mente e no coração dele. Pronto: temos, aí, uma figura possivelmente disposta a se tornar um defensor!
O defensor, o “advogado” de uma marca, estará satisfeito com a experiência e naturalmente irá se manifestar: indicará o produto ou serviço para amigos e familiares, será ativo nas redes sociais da marca e, amistosamente, será uma pessoa que frequentemente fará elogios.
Como a opinião das pessoas é um fator importante na tomada de decisão sobre qual produto ou serviço escolher, muito provavelmente o depoimento positivo de um defensor contribuirá com a sua marca.
Esteja atento à voz dos defensores. Compreenda quais são as transformações e os benefícios que o seu negócio proporciona a esse consumidor.
Marketing de Defensores: qual estratégia realizar?
Como você já viu aqui nesta matéria, o defensor de um negócio não surge por acaso. Para chegar ao nível de “advogado”, ele passou por experiências positivas com aquela marca.
No entanto, como é possível surpreender os seus clientes, transformando-os em defensores? Veja as estratégias a seguir:
1. Defina o propósito da sua marca
É imprescindível que você estabeleça o motivo do seu negócio existir: qual transformação você quer gerar com os seus produtos ou serviços?
Quando você tem um propósito bem definido, você tem um direcionamento para atingir os resultados. Isso quer dizer que, com estratégia, você será capaz de realizar um bom trabalho e, consequentemente, irá conquistar clientes. E, mais do que isso, esses mesmos clientes podem ser os defensores.
2. Mostre os valores do seu negócio
Os consumidores são exigentes e estão em busca de marcas que não apenas vendem produtos, mas que também tenham um posicionamento.
Divulgue os valores, a essência do seu trabalho. Isso faz com que o público se identifique com o que você oferece.
- Leia também: Como fazer um posicionamento de marca?
3. Saiba quem são os seus defensores
Pense bem: esses defensores admiram muito a sua marca! Sendo assim, é preciso que exista uma reciprocidade.
Como um relacionamento é uma via de mão dupla, não espere que o “advogado” da marca esteja sempre protegendo o negócio se não houver uma disponibilidade do seu lado.
Esteja presente no cotidiano desse defensor. Conheça-o profundamente. Entenda a dor desse cliente e busque solucioná-la. Faça que ele se sinta único!
Uma boa estratégia é oferecer vantagens para quem acompanha constantemente o seu trabalho. Aproveite os diversos canais para estar sempre em contato com os seus defensores.
Por exemplo: vamos supor que uma influenciadora digital deseje estar ainda mais próxima dos seus defensores. Ela pode:
- Oferecer conteúdos exclusivos para uma lista de e-mail;
- Criar vídeos específicos para membros no canal do YouTube;
- Ter um canal no Telegram para enviar mensagens.
4. Saiba encantar o seu público
Uma marca com bons resultados caminha lado a lado com clientes satisfeitos. Como conversamos anteriormente nesta matéria, a concorrência é alta, então além de vender um produto ou serviço, vá além, e surpreenda o consumidor.
Lembre-se: você precisa ter uma diferenciação, e muitas vezes esse diferencial se encontra na essência do seu negócio, naquilo que você tem de único.
Com todas essas orientações, você pode aplicar as estratégias do Marketing de Defensores e ter cada vez mais clientes apaixonados pela sua marca!