Branding

Love brand: qual é o significado e como criar uma?

Você tem uma grande vontade de que a sua marca esteja presente na mente e no coração dos consumidores? Se a resposta for “sim”, então você precisa entender o significado de love brand.

No mercado, há diversas marcas que encantam os consumidores. E sabe o que acontece, na prática? Quando um cliente se identifica com a personalidade da marca, ele pode se tornar até um dos seus defensores. 

Uma love brand é capaz de construir uma forte conexão com o público, e se você está curioso para saber como ter uma marca que deixe os consumidores apaixonados, a Bem Marketing explica tudo. Confira!

Entenda o significado de love brand

Love brand é uma marca que tem consumidores apaixonados por ela. Há nessa relação uma conexão intensa, que ultrapassa a relação comercial. Não é apenas a venda de um produto, mas o encantamento que uma marca pode gerar, permanecendo no coração do cliente. 

E sabe o que uma love brand é capaz de criar? Laços emocionais com o consumidor. Os valores e as crenças que essa marca propaga fazem os olhos dos consumidores brilharem. O resultado é que o fã agrega esse negócio ao seu estilo de vida.

Créditos: Unsplash / @igorson

Para você compreender melhor o poder de uma love brand, pense na Apple. Um consumidor que compra um iPhone não está comprando “simplesmente” um celular, mas também está adquirindo os valores da marca: sofisticação, poder e tecnologia.

Mas lembre-se: relacionamento é uma via de mão dupla

De nada adianta ter um consumidor apaixonado se a marca não souber fortalecer essa relação. Afinal, para dar certo, em um bom relacionamento precisa existir a reciprocidade, não é mesmo?

Se o cliente é fã de uma marca, ele espera que esse encantamento seja retribuído. E isso vale uma reflexão. Então, imagine o seu negócio: você realmente tem cuidado do seu público, da forma que ele deseja ser tratado?

Love brand: boa estratégia para alavancar um negócio

Você pode ler esta matéria e pensar: “Tudo bem, uma love brand transforma consumidores em fãs, defensores da marca. Mas será que essa estratégia, de construir uma marca apaixonante, é capaz de gerar lucros?”.

Se você tem essa dúvida, a resposta é clara: uma love brand, quando utiliza as estratégias de marketing corretamente, consegue ótimos resultados. Sendo assim, saiba quais são as vantagens de ser uma love brand:

1. Destaca-se em um mercado competitivo

Como mencionamos anteriormente nesta matéria, uma love brand constrói um relacionamento com o público que vai além da compra, conquistando fãs. Isso quer dizer que os clientes estão sempre acompanhando a marca: gostam de saber os lançamentos, seguem nas redes sociais e, claro, adquirem os seus produtos.

Todo esse relacionamento positivo com os consumidores faz a marca se destacar em relação à concorrência.

2. Love brands conquistam fãs, os defensores da marca

Por ser apaixonado pela marca, o cliente é capaz de defendê-la. Por exemplo: se alguém critica o preço de um celular de determinado fabricante, o fã dessa marca a protege, mostrando todas as vantagens de ter um dos seus smartphones. Comenta sobre a qualidade da câmera, o bom processador para rodar aplicativos mais pesados, entre outros atributos.

O defensor de uma love brand propaga a marca entre suas redes de contato, podendo até mesmo alcançar muitos usuários aqui na internet, quando faz elogios nas redes sociais.

Lembre-se de que não é somente divulgar um produto ou um serviço em si: o defensor da love brand acolhe o estilo de vida que essa marca representa.

Créditos: Unsplash / @kalvisuals

Observe a marca Starbucks. Muitos consumidores, enquanto estudam ou trabalham, publicam nas redes sociais os seus momentos na cafeteria.

Créditos: Unsplash / @kingjaizer

Ao usar um tênis All Star com frequência no seu dia a dia, o consumidor transmite um toque jovial, e com muito estilo.

3. Os consumidores enxergam valor, não somente preço

O que faz um consumidor comprar um celular com preço mais elevado? Ou investir em uma bolsa de luxo? Sim, uma love brand cria um sentimento tão forte nos seus consumidores, que eles adquirem os produtos por um preço até mais elevado.

Além disso, há a sensação do pertencimento: quando você tem uma bolsa de luxo, você passa a integrar um grupo seleto, a vivenciar aquele estilo de vida.

Como desenvolver uma love brand?

Bom, se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: “Então, como faço para a minha marca se tornar uma love brand?”. Há estratégias que realmente fortalecem a conexão de uma marca com os consumidores. Descubra quais são elas:

1. Tenha um posicionamento de marca consolidado

Muito mais do que oferecer um produto ou um serviço, a love brand está preparada para divulgar suas crenças e valores, transformando clientes em fãs da marca. 

Para desenvolver uma marca memorável, a love brand trabalha de forma eficiente estes pontos fundamentais:

  • Quem é a persona?
  • Quais dores o produto / serviço soluciona?
  • Quais os valores atribuídos à marca?
  • Qual o diferencial da marca?

Leia também: Posicionamento de marca: como fazer?

2. Revele ao público a personalidade da marca

Demonstrar as crenças e os valores faz a marca ter uma forte personalidade. Além disso, faz uma love brand conquistar fãs, que se identificam com esse seu jeito ou mesmo estilo de vida.   

Reprodução: Instagram / @melissaoficial

A Melissa, por exemplo, é uma marca que chama a atenção do público jovem. Ela faz referência à cultura pop, fabricando os produtos com bastante criatividade. A consequência disso é que a Melissa conquistou inúmeros fãs ao longo dos anos, e seus consumidores estão sempre à espera de um novo modelo para chamar de seu. 

3. Faça que a experiência com a marca seja surpreendente

Entenda que a experiência com a marca vai além de ter um produto em mãos. A Disney é um dos exemplos, que conta com um atendimento excepcional, fazendo com que seus convidados se encantem com a magia do lugar. 

Reprodução / Instagram: @disney e @joshdamaro

4. Não deixe que essa experiência termine

Uma love brand tem um forte relacionamento com o consumidor. Mas, para que o relacionamento seja cultivado, é necessário que a marca fique em contato: mostre os seus produtos, mas também esteja sempre preparado para encantar o cliente.

Um pós-venda (o atendimento após a compra) eficaz, a interação nas redes sociais e o lançamento de produtos, de acordo com as necessidades da persona, são algumas das formas de manter um relacionamento duradouro com o público.

5. Seja o porta-voz da sua marca

Esteja presente, principalmente nas redes sociais. Mostre a sua trajetória empreendedora e os desafios da sua jornada. Isso humaniza e, consequentemente, os consumidores se identificam ainda mais. 

Agora que você já entende o poder de uma love brand…

Que tal você começar a aplicar essas estratégias na sua marca? Assim você conquista consumidores apaixonados, que se encantam não somente com os produtos, mas com os valores e as crenças do seu negócio.

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