Marketing

O que é linha editorial?

Quando pensamos na produção de todo o conteúdo de uma marca, é essencial que exista uma linha editorial. No entanto, o que é linha editorial? Descubra agora, aqui na Bem Marketing:  

Entenda o que é linha editorial

Sabe quando você pensa assim sobre o seu negócio: “Qual será o próximo conteúdo que eu vou produzir e publicar aqui na internet?”. A linha editorial é isto: o assunto que será abordado. 

Porém, lembre-se: esse assunto precisa ser realizado de forma assertiva. Afinal, do que adianta muitas pessoas visitarem o seu site se não existir uma estratégia de marketing que encante esse público? Por isso, é muito importante ter foco, entregando um conteúdo que gere valor.

Linha editorial são os temas que você vai abordar. Mas, mais do que isso, os assuntos precisam estar alinhados aos interesses da sua persona.

Mas o que é a persona?

Persona é um personagem que você mesmo irá elaborar. Ela é construída com dados reais e representa o cliente ideal da sua marca: isso significa que oferece informações importantes, como comportamento, desafios e objetivos. 

Para saber mais informações e desenvolver a persona do seu negócio, veja esta matéria aqui da Bem Marketing: O que é persona?

No caso da linha editorial, ao realizar uma análise sobre a persona do seu negócio, você será capaz de entender o que esse cliente busca na internet, quais são as suas angústias e, claro, como o seu conteúdo poderá impactá-lo. 

Imagine esta situação…

Crédito: Unsplash / @awcreativeut
  • Tendências de corte
  • Os melhores tratamentos capilares
  • Como realizar um cronograma capilar em casa
  • Ideias de penteados para festa
  • Como proteger os fios na praia

É entender quais são as dúvidas da persona e, assim, produzir conteúdos que construam uma conexão.

A linha editorial precisa conhecer profundamente quem é a sua persona. Vamos novamente imaginar esse universo de salões de beleza:

  • Salão X: conta com clientes classe A e B. Nesse estabelecimento, as consumidoras valorizam a qualidade dos produtos e estão dispostas a investirem em um preço mais elevado pelo serviço.
  • Salão Y: conta com clientes classe C. As consumidoras gostam de frequentar o salão, mas também cuidam da beleza com receitas caseiras e estão sempre em busca de produtos mais acessíveis, porém de qualidade.

Percebeu como o público-alvo e, consequentemente, a persona de cada estabelecimento será diferente? Então, os conteúdos do “salão X” podem focar em dicas de beleza, incluindo produtos e tratamentos com um preço mais elevado. Já no caso do “salão Y”, a empresa pode investir em dicas de produtos e tratamentos com um valor menos elevado.

Como construir a linha editorial

Depois de saber a importância de conhecer a persona nos seu negócio, veja outros pontos fundamentais para a construção da linha editorial de uma marca:

1. Faça análise do mercado

A análise do mercado, também conhecida como “benchmarking”, contribui para a elaboração dos conteúdos. 

Observe o que os concorrentes estão fazendo e como você pode desenvolver esse assunto entregando algo de valor para o seu público. Além disso, ao avaliar a concorrência, veja qual é o diferencial da sua empresa: foque nisso para criar uma linha editorial única, e que tenha a essência da sua marca. 

2. Escute sempre os seus clientes

Quando trabalhamos no nosso negócio, é natural entendermos profundamente sobre o mercado e, obviamente, sobre os produtos e serviços que oferecemos.

No entanto, reflita: será que o cliente sabe tanto sobre o seu trabalho quanto você? Muito provavelmente, não. Aliás, quando um consumidor vai à procura da sua marca, será para você solucionar algum problema dele. Sendo assim, não deixe de ouvir os clientes, quais são as suas dúvidas e como, por meio do seu negócio, é possível encantá-los.

Crédito: Unsplash / @laurachouette

Vamos imaginar uma maquiadora. É natural que ela já entenda sobre os melhores produtos, qual a maquiagem ideal para cada ocasião. Essa profissional pode ter como possível cliente alguém que não tenha o hábito de se maquiar, mas, como tem um evento importante para ir, está à procura de conteúdos na internet que possam ajudá-la.

Há duas situações:

  • Essa maquiadora pode simplesmente mostrar algumas maquiagens que já realizou, sem ter uma linha editorial bem-elaborada;
  • Ou essa mesma profissional pode produzir conteúdos baseados em dúvidas que as próprias clientes relatam, como:
  1. A sombra precisa combinar com a roupa?
  2. Como aplicar cílios postiços
  3. Como acertar nos produtos de acordo com o tom de pele
  4. Como passar iluminador em pontos estratégicos do rosto

Percebeu a importância de saber ouvir os consumidores e definir uma linha editorial pensando no seu público?

3. Construa uma narrativa

Quando você aborda determinado assunto, compreendendo as dúvidas das pessoas, naturalmente o público passa a perceber o seu negócio como uma autoridade naquele segmento. 

Sendo assim, tenha em mente que a linha editorial precisa ser construída dia após dia, ou seja: você precisa desenvolver uma narrativa.

No caso da maquiadora, no exemplo que vimos acima, ela pode desenvolver, nas redes sociais, publicações sobre maquiagem. 

Na segunda-feira, ela pode sugerir batons na cor vermelha. Na terça-feira, pode indicar base que já vem com filtro solar. Na quarta-feira, fazer uma maquiagem mais básica, porém ideal para o dia a dia. Percebeu que uma narrativa está sendo construída no universo da maquiagem? Sendo assim, o seguidor já saberá que, ao entrar naquele perfil, verá conteúdos de beleza.

4. Tenha um calendário editorial

Para ter uma linha editorial de qualidade, é necessário planejamento. Sendo assim, tenha um calendário editorial, com todas as informações necessárias para você produzir os próximos conteúdos.

Aqui na Bem Marketing, nós já explicamos como fazer um. Veja aqui: Como criar um calendário editorial para o seu negócio?

Dica para ter uma linha editorial no Instagram

Aqui nesta matéria, oferecemos todas as informações necessárias para você definir uma linha editorial, que pode ser usada inclusive no Instagram. Há muitas marcas que divulgam os seus produtos e serviços nas redes sociais, então vão ser por meio das publicações que os seguidores terão contato com os conteúdos.

Ao elaborar uma linha editorial consistente no Instagram, sua marca poderá encantar a audiência.

Agora que você já sabe o que é linha editorial, aplique essas dicas no seu negócio e ofereça um conteúdo ainda mais atrativo para os consumidores!

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