Marketing

O que é marketing sensorial?

Há várias estratégias que você pode utilizar com o objetivo de melhorar os resultados do seu negócio, e uma delas é o marketing sensorial. Sabe os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição? Sim, sobre eles que vamos falar agora, aqui na Bem Marketing. Confira!

Observe a situação a seguir, em uma loja de roupas:

Créditos: Social Cut / Unsplash

Para você compreender melhor, vamos imaginar que você observou uma blusa na vitrine de uma loja, achou a peça bonita e, por esse motivo, resolveu entrar. No interior da loja, havia um perfume agradável e, no ambiente, também tocava uma música calma, tranquila, ideal para você continuar caminhando, olhando outras roupas. Você, então, olhou as roupas, mas também tocou nas peças, para sentir se os tecidos eram confortáveis.

Conseguiu perceber como vários sentidos estavam presentes nessa experiência em uma loja de roupas?

  • Visão: olhar as peças de roupas;
  • Olfato: a loja tinha um aroma agradável;
  • Audição: havia uma música ambiente, para deixar a loja mais aconchegante;
  • Tato: ao sentir o tecido das peças.

Isso quer dizer que um cliente, ao entrar em uma loja, pode ter uma experiência bem mais complexa do que simplesmente olhar uma blusa, achar bonita e vestir. Com isso, veja como o marketing sensorial é importante para as marcas.

Entenda o que é marketing sensorial

Marketing sensorial é uma estratégia para estimular os cinco sentidos do corpo humano. Você pode utilizar os cinco sentidos e, com isso, motivar a necessidade de alguém realizar a compra. No entanto, lembre-se: nem sempre será possível utilizar todos os sentidos, então é preciso trabalhar o marketing sensorial de acordo com cada situação.

Aqui na internet, por exemplo, não conseguimos sentir o cheiro do que está do “outro lado da tela”. Vamos imaginar o perfil no Instagram de um restaurante. Embora as receitas tenham um cheiro irresistível, de abrir o apetite, não conseguimos sentir por meio do mundo digital. Porém, a vantagem é que podemos aguçar outros sentidos, como na foto abaixo:

Créditos: Cindy Fernandez / Unsplash

Nesse caso, a fotografia chama muito a atenção. O talher, ao pegar a comida, faz a gente observar a massa. E a presença da fumaça sugere aquela imagem de alimento que acabou de sair do fogo, pronto para ser degustado. Nesse exemplo, o sentido que mais ficou acentuado é o da visão. 

Na gastronomia, podemos ainda aproveitar o recurso do vídeo aqui na internet. Imagine aquele barulhinho de algum alimento na frigideira, ou mesmo uma massa de bolo sendo misturada na batedeira. Todos esses sons mexem com a audição.

É assim que as marcas devem utilizar o marketing sensorial: observar quais são os sentidos que podem ser utilizados e, com isso, atrair os consumidores. 

Trabalhando os cinco sentidos no marketing sensorial

Depois de saber a importância de utilizar os cinco sentidos, que tal se aprofundar em cada um deles? Veja a seguir:

Visão

Aqui na internet, a visão é um sentido bastante explorado, principalmente quando falamos sobre identidade visual. E isso envolve vários elementos: paleta de cores, fontes das letras, ilustrações ou fotos utilizadas. 

Já ouviu falar que o “Instagram é a vitrine da sua marca?”. E é exatamente esse conceito que deve ser levado em consideração: quando uma pessoa acessar o seu perfil, ela logo utilizará o sentido da visão para consumir as suas publicações. Sendo assim, ter uma identidade visual é primordial para o reconhecimento de uma marca. 

Olfato

Esse sentido, obviamente, é aguçado em ambientes como restaurantes e perfumarias. Mas, não pense que o olfato fica limitado a esses estabelecimentos. O que é preciso, então, é que a marca tenha a sua estratégia de branding consolidada. Assim, consegue transmitir ao público a mensagem ideal sobre o seu negócio. 

Você se lembra que, no início desta matéria, havia o exemplo de uma loja de roupa com um aroma agradável? E é exatamente assim que acontece: muitas empresas criam a sua própria identidade olfativa, ou seja, um aroma próprio – mais uma estratégia de reconhecimento de marca.

Para quem vende o seu produto na internet, o sentido do olfato pode, sim, ser explorado, porém no momento do pós-compra. Vamos imaginar uma loja virtual de bolsas: assim que vender um produto, essa marca pode elaborar uma embalagem com um aroma exclusivo e personalizado. Essa estratégia pode surpreender e encantar o consumidor ao receber o produto em casa. 

Paladar

Certamente esse sentido será estimulado em ambientes como restaurantes, padarias e sorveterias. Porém, que tal atrair o cliente em estabelecimentos que não são, necessariamente, de alimentos?

Você já foi a um salão de beleza e ofereceram água e cafezinho? Essa é uma gentileza que torna o ambiente bem mais agradável. E são essas situações que também podem destacar uma marca na mente do consumidor.  

Tato

Imagine que você está pensando em comprar um sofá novo para a sua casa. Ao chegar a uma loja de móveis, em busca do sofá ideal, você irá sentar, observar se é confortável, sentir a textura do tecido.

Novamente, se o seu caso for uma loja virtual, pode surgir a dúvida sobre como é possível estimular o tato. Como por meio da internet isso realmente não é possível, mais uma vez foque no pós-venda.

Imagine que você tenha uma loja virtual de maquiagem. Ao realizar uma venda, você pode surpreender o cliente já a partir da embalagem. Os detalhes também fazem a diferença: a caixa pode ter uma laço de fita, que o consumidor precisará desamarrar. Em todas essas experiências, o sentido do tato será motivado.

Audição

Você já entrou em uma livraria e ouviu uma música tranquila, apropriada para o ambiente? Essa é uma das estratégias utilizadas no marketing sensorial e, desta vez, por meio da audição.

No mundo digital, podemos explorar os sons de diversas maneiras: uma música nos stories do Instagram, em um vídeo do Youtube. O importante, no caso, é criar uma playlist de acordo com o seu público-alvo. 

Por exemplo: em uma cafeteria, geralmente escutamos músicas mais calmas. Há pessoas que frequentam para trabalhar, estudar, então encontram nesse ambiente um lugar propício para se concentrarem. 

Vantagens de usar o marketing sensorial na sua marca

1. Gera conexão emocional com o público

O marketing sensorial é capaz de tocar na emoção das pessoas, resgatando memórias e sensações.

2. Oferece produtos e serviços com novas experiências

Lembre-se de que você pode, sempre que possível, estimular os cinco sentidos no seu negócio.

3. Encanta os consumidores

Aqui nesta matéria, há vários exemplos de como é possível surpreender o consumidor. De forma resumida, relembre o primeiro exemplo, que foi de uma loja de roupas. Apenas ali, vimos quatro sentidos sendo utilizados, com o objetivo de encantar o cliente: tato, visão, audição e olfato.

Com esses benefícios, consequentemente encanta e aumenta o desejo de compra por parte do público. 

Então, agora que você já sabe o que é marketing sensorial, que tal começar a usar essa estratégia no seu negócio?

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