Marketing

O que é storytelling e como fazer para encantar a sua audiência

A arte de contar histórias. Assim podemos definir o que é storytelling que, em tradução literal, significa “narrativa”. Mas, por que é tão importante você usar a estratégia do storytelling no seu negócio? Porque, com ela, é possível transmitir a mensagem de um jeito que encante a sua audiência. Ficou curioso para saber mais detalhes? A Bem Marketing conta tudo! Confira a seguir:

Saiba o que é storytelling

Como explicamos, storytelling é a arte de se comunicar. Há diversas formas de a sua marca se comunicar com o público, seja por meio de texto ou recursos visuais. O importante aqui é que exista uma narrativa com começo, meio e fim. 

Esse ato de contar histórias está presente em diversas áreas: é encontrado, por exemplo, no cinema, na TV,  na publicidade e também no marketing. 

Quando uma história é bem contada, naturalmente o público se encanta pela narrativa. Sendo assim, realizar um bom storytelling permite que você construa uma forte conexão com a audiência.

Se essa palavra “storytelling” é uma novidade para o seu trabalho, é natural que você se pergunte: “Mas, para criar um relacionamento com o público, vale a pena mesmo contar uma história?”. Sim, vale a muito a pena! Quando contamos uma história para alguém, ativamos áreas do cérebro que podem motivar essa pessoa a realizar determinada ação, como a compra de um produto.

Entenda a importância do storytelling

Storytelling não é apenas contar histórias por contar. É preciso que exista uma estratégia de acordo com os objetivos do seu negócio. No entanto, a partir do momento em que uma marca passa a aplicar o storytelling, os benefícios são:

Conexão com o público

Ao contar histórias, a marca passa a causar emoções e, com isso, pode encantar o público. Quando, por meio do storytelling, a marca consegue conquistar a audiência, consequentemente constrói uma conexão. 

Reconhecimento da marca

Se uma história é contada, ela não está apenas divulgando um produto ou serviço, mas sim construindo uma narrativa sobre determinado negócio. E quanto mais você elabora histórias, cativando o público, mais ele passa a reconhecer a marca e até desejá-la. 

A narrativa está presente o tempo todo

Faz parte da nossa trajetória contar histórias. No passado, as pinturas rupestres ( representações artísticas pré-históricas) em cavernas já eram um tipo de linguagem entre as pessoas. 

Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí / Wikipedia

E a nossa comunicação pode ser transmitida de diversas formas, como na escrita, na fala ou mesmo na pintura, como observamos no exemplo acima. 

No nosso dia a dia, estamos contando histórias o tempo todo. No trabalho, podemos contar para um profissional da equipe sobre um projeto novo. A mensagem de texto que envio para meu amigo também é uma forma de contar alguma história para ele. E esses são apenas alguns dos muitos exemplos de histórias que falamos no dia a dia. 

No entanto, há uma diferença entre contar uma história do cotidiano e utilizar o storytelling estrategicamente. Com o storytelling, o objetivo é gerar bons resultados para o negócio.

O uso estratégico do storytelling no marketing

Como já explicamos aqui nesta matéria, storytelling não é encontrado somente nos textos. Sendo assim, sempre que possível (e desde que faça sentido, claro), utilize outras formas para se comunicar com a sua audiência.

Atualmente, há um forte consumo de vídeos e podcasts – formatos em que o público necessariamente não precisa ler algum texto para captar a mensagem.

Em uma matéria ou em um post nas redes sociais, você pode se apropriar de outros recursos, como imagens ou infográficos. Assim você enriquece o conteúdo e pode contar uma história ainda mais interessante.  

A Jornada do Herói

Essa é uma estrutura que ficou bastante conhecida para contar histórias. Ela surgiu com Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces, e, em seguida, foi adaptada por Christopher Vogler, na obra A Jornada do Escritor, que resultou nas 12 etapas que formam a Jornada do Herói. Conheça:

1. O mundo comum

É a ambientação do começo de uma história. Essa etapa explica quem é o personagem e onde ele vive. Aqui, o leitor também conhece as qualidades, forças e fraquezas do herói – essas características o humanizam e fazem com que o público se identifique. 

2. O chamado à aventura

Nesse momento, o personagem enfrenta um conflito. Ele é chamado para uma missão que o retira da sua zona de conforto. 

3. Recusa do chamado

Sair da zona de conforto pode gerar medos e conflitos internos. Sendo assim, o personagem recusa o chamado. Apesar dessa rejeição, o “chamado à aventura” movimenta os seus sentimentos. 

4. Encontro com o mentor

Diante desse empecilho, o herói encontra o seu mentor, capaz de dar a ele tudo o que for preciso para enfrentar o desafio. 

5. A travessia do primeiro limiar

Nessa etapa, chega o momento de o herói ultrapassar a sua zona de conforto. Ele cruza o caminho que já conhece e passa a percorrer um caminho então desconhecido.

6. Provas, aliados e inimigos

Agora, nesse novo mundo, o herói encontra vários desafios menores. Essas adversidades vão ensaiando as suas habilidades e, com isso, o personagem torna-se mais preparado para enfrentar as dificuldades que ainda vão surgir.  

7. Aproximação da caverna secreta

É o momento de o personagem se resguardar. É a etapa que o herói olha para a sua trajetória e também para aqueles medos que o impossibilitaram de iniciar a jornada.

8. A provação

O personagem passa por um teste muito difícil: para que ele sobreviva, é necessário juntar todas as experiências até aqui aprendidas. 

9. A recompensa

Por ter chegado até a essa etapa, o herói merece uma recompensa. A recompensa, no caso, é a grande transformação em um personagem muito mais forte.

10. O caminho de volta

O retorno para casa começa a ser realizado. Afinal, o herói já percorreu esse caminho e se tornou até mais forte por superá-lo. O ponto principal aqui é que o personagem vive um momento de reflexão.

11. A ressurreição

É uma etapa muito importante da história. Aqui, o inimigo reaparece em um momento em que ninguém mais esperava. No entanto, o herói combate o inimigo e está pronto para viver uma nova vida.

12. O retorno com o elixir

O herói chega ao seu lugar de origem. Há algumas características presentes na vida desse personagem: a sua vitória, conquistas ao longo da trajetória e uma vida transformada. 

Interessante a Jornada do Herói, não é mesmo? Com ela, é possível criar uma escrita que cause interesse no leitor. Podemos utilizar essa estrutura até mesmo em textos para uma marca, garantindo que eles fiquem mais atrativos. 

Storytelling: como fazer no seu negócio

Veja as nossas dicas e saiba como destacar a sua marca com a arte de contar histórias:

Saiba quem é a sua persona

É muito importante criar uma persona para a sua marca, que é um personagem fictício que representa o cliente ideal. 

Ao construir uma persona, você saberá com quem está falando, o que fica muito mais fácil de criar um storytelling adequado para ela. 

Conheça a fundo a história que você quer contar 

Para falar sobre um tema com propriedade, é necessário ter o máximo de conhecimento sobre ele. Aqui mesmo na internet, podemos buscar diversas fontes, como sites especializados sobre determinado assunto. Ler livros também é uma ótima opção para obter mais informações.

Use a sua criatividade

Vamos imaginar um exemplo: há uma loja de roupas femininas que quer contar uma história sobre a sua nova coleção primavera/verão. Onde essa loja pode procurar inspirações?

Bom, se você respondeu que é para se inspirar em lojas do mesmo segmento, ou seja, de roupas femininas, tudo bem, precisamos realmente acompanhar a concorrência. No entanto, quando nos limitamos a olhar apenas para a nossa área, corremos o risco de não construir uma história autêntica, que se diferencie das demais.

Sendo assim, tenha sempre em mente a importância de expandir o seu repertório: assista a filmes, leia livros, consuma conteúdos na internet além do seu segmento. Isso gera mais conhecimento e também ativa a criatividade.  

Produza conteúdo de valor

A história precisa encantar a audiência, e isso só será possível se o conteúdo entregue for de valor. Construa histórias cativantes e, consequentemente, construa também uma forte conexão com o leitor. 

Lembre-se disto: a história da sua marca é única!

Há muitas marcas, produtos e serviços. Porém, nunca se esqueça: cada negócio tem a sua própria história! 

Use isso a seu favor e mostre a essência da sua marca, o motivo dela existir. Isso faz a sua história ser única, então o storytelling pode ser ainda mais cativante!

Agora que você já sabe o que é storytelling e como fazer, desenvolva histórias incríveis para o seu negócio. Certamente com essa estratégia você conseguirá obter melhores resultados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *