Como ter um feed organizado no Instagram?
Quem é empreendedor e divulga o seu negócio na internet sabe da importância de estar sempre presente nas redes sociais. Pensando nisso, ter um feed organizado no Instagram é o desejo de muitos: afinal, a comunicação visual tem grande influência no momento de decisão de compra.
Porém, como é possível produzir conteúdo no Instagram e, ao mesmo tempo, construir um feed harmonioso? É sobre isso que a Bem Marketing vai falar. Confira!
- Leia também: O que é identidade visual e como criar uma?
Seu feed, sua vitrine
Observe as imagens a seguir de duas lojas de roupas femininas:
- Imagem 1:
- Imagem 2:
Qual das imagens você prefere? Provavelmente a Imagem 2, certo? Isso acontece porque houve um maior cuidado ao divulgar as roupas, expondo os produtos adequadamente no manequim, que veste peças com cores que combinam entre si.
Enquanto isso, na Imagem 1, temos roupas com cores diversas, que podem causar até uma certa confusão. “Qual o melhor modelo?”, “Qual cor escolher?”.
Imagine, então, no Instagram…
Durante um passeio no shopping, você pode observar várias vitrines. Isso acontece também no Instagram: no entanto, com o celular em mãos, você pode visualizar muitos perfis em poucos minutos. Um dos motivos que faz uma marca ser lembrada é ela ter uma boa comunicação visual!
- Leia também: O que é branding?
Descubra como ter um feed organizado no Instagram
É verdade que ter um feed harmonioso requer alguns cuidados. Mas, vamos combinar: todo esforço faz parte do processo e, quando reconhecemos a importância do Instagram para o nosso trabalho, entendemos que vale a pena oferecer ao público posts bonitos e organizados.
A boa notícia é que não são somente as grandes empresas que podem ter um feed organizado no Instagram. E é isso que a Bem Marketing quer mostrar: como é possível manter seu perfil na rede social com uma comunicação visual que atraia o público. Veja as dicas!
1. Escolha fotos ou ilustrações de qualidade
Dependendo do design que escolher (você pode optar por ilustrações ou fotos), pense sempre na qualidade das imagens. Além disso, tenha esta pergunta em mente: “Essas são as imagens ideais para a minha persona?”.
- Leia também: Como criar uma persona para sua marca?
Caso escolha tirar as suas próprias fotos, você pode contar com a ajuda de vários recursos: há muitos tutoriais aqui mesmo na internet, dando várias dicas. Se preferir, você ainda pode investir em um fotógrafo profissional, capaz de proporcionar registros de qualidade para o seu perfil no Instagram. O mesmo vale para as ilustrações, quando você pode contar com o trabalho de um designer.
Mas, se não puder ter profissionais ao seu lado neste momento, não desista! Há vários aplicativos de fotos e design, tudo para ajudar os empreendedores a se destacarem na internet. Ah, e nós vamos dar dicas de aplicativos nesta matéria. Então é só continuar a leitura!
2. Pense na estética do feed
Tenha uma paleta de cores para as suas publicações. Além disso, para ter um feed organizado no Instagram, pense na estética que ele deve ter. Para ajudar você nessa tarefa, o Pinterest pode ser uma boa opção para acessar e ter várias ideias.
- Dica: digite “moodboard Instagram” no Pinterest para encontrar inspirações. “Moodboard”, no caso, é um painel que reúne referências visuais.
Você ainda pode se inspirar realizando outras buscas. Observe no Instagram perfis do seu segmento. Por exemplo: se for um perfil de gastronomia, analise os elementos usados: comida, louças, temperos, utensílios culinários, entre outros.
3. Aposte no mesmo filtro para os posts
Os filtros fazem muito sucesso para quem pensa em investir em um feed de Instagram mais harmônico. Para que eles realmente façam sentido na comunicação do seu negócio, aposte no mesmo filtro ou em filtros semelhantes – assim os seus posts terão a mesma identidade visual.
4. Humanize o seu feed
Por ser o seu trabalho, é adequado que você utilize algumas estratégias para proporcionar um feed organizado no Instagram. No entanto, não se esqueça: redes sociais, acima de tudo, são para você se relacionar e interagir com outras pessoas.
Não adianta ter um feed harmonioso se não houver uma conexão com o público. Sendo assim, apareça no seu feed e, com isso, humanize a sua marca!
- Leia também: Como definir o tom de voz da marca?
Aplicativos para deixar o feed do Instagram organizado
Há diversos aplicativos que deixam as publicações com uma aparência mais profissional. Aqui na Bem Marketing nós utilizamos alguns, e vamos compartilhar essas dicas com você. Confira!
- Lightroom:
O grande diferencial do Lightroom são os filtros. Você pode usar o mesmo filtro para todos os posts: padronizando, você cria uma identidade visual consistente, ótimo para a sua marca.
O Lightroom ainda oferece recursos, como nitidez e luminosidade, que deixam as fotos com alta qualidade.
- Snapseed
Usamos esse aplicativo principalmente para remover imperfeições das fotos. Para isso, basta utilizar o item “Correções”. Mas é claro que o Snapseed oferece outros recursos muito eficientes e, assim como o Lightroom, deixa as imagens com um visual mais profissional.
- Remini
Sabe aquela foto que não ficou com uma qualidade muito boa? Nessas situações, com a ajuda de inteligência artificial, o Remini é capaz de transformar a qualidade da imagem. O resultado surpreende!
- Canva
Todos os nossos posts do Instagram são produzidos no aplicativo Canva. A dica é utilizar esse app pelo computador (no celular, não é tão prático). O Canva oferece uma quantidade gigantesca de templates, além de ser prático e intuitivo de usar.
- Leia também: Como ser mais produtivo no trabalho?
Feed organizado no Instagram: inspire-se nestes perfis!
O que também pode ajudar você a criar um feed harmonioso é buscar inspirações em outros perfis no Instagram. Pensando nisso, vamos mostrar para você alguns exemplos:
- Morana Acessórios
- Starbucks Brasil
- Grão de Gente
- Farm Rio
Viu só como vale a pena manter um feed organizado?
Ao ter um maior cuidado na hora de criar as suas publicações, você mostra o profissionalismo da sua marca e encanta a audiência. Além disso, quando você trabalha a identidade visual, fica bem mais fácil o público reconhecer qual é o seu negócio no meio de tantos outros.
Tenha um feed organizado no Instagram e saiba destacar o seu trabalho!