Marketing

O que é Google Trends e como usar?

O Google Trends é uma ferramenta eficaz para quem produz conteúdo aqui na internet. Com ele, é possível acompanhar tendências, ou seja: ao utilizá-lo, é possível descobrir palavras-chave que estão sendo buscadas e, com isso, ter novas ideias para o seu trabalho. 

Se você quer saber detalhadamente o que é Google Trends e como usar essa ferramenta, a Bem Marketing explica tudo. Confira a seguir!

O que é o Google Trends?

É uma ferramenta do Google que possibilita realizar uma análise sobre determinada palavra-chave. Ao inserir essa palavra-chave no campo de busca, o Google Trends mostra o quanto os usuários na internet se interessaram por esse termo ao longo tempo.

Como pesquisar no Google Trends?

Para você compreender melhor, vamos imaginar este exemplo:

A moda Tie Dye ganhou força nos últimos meses. Para observar essa tendência, podemos usar o Google Trends com um grande aliado. A imagem abaixo mostra o crescimento do termo “roupa Tie Dye”, no Brasil e nos últimos 12 meses:

Como percebemos na imagem, julho de 2020 representa o período em que a palavra-chave “roupa Tie Dye” teve maior interesse do público online.

Caso você queira ter uma busca ainda mais específica, pode aproveitar todos os recursos que a ferramenta oferece.

  • Localização: permite buscar um termo no mundo todo, no Brasil ou em outros países;
  • Período: é possível realizar a busca de 2004 até os dias atuais. Você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa mais extensa, dos últimos 5 anos, ou pode pesquisar como uma palavra-chave se comportou nas últimas 4 horas (acompanhando, assim, determinado acontecimento que movimenta a internet em um determinado dia); 
  • Categorias: há várias categorias para você explorar, como Arte e Entretenimento, Casa e Jardim, e Esportes;
  • Pesquisa na Web: caso deseje, você pode especificar onde deseja encontrar o volume de busca pela palavra-chave, se é Pesquisa de imagem, Pesquisa de notícias, Pesquisa do Youtube ou Google Shopping.

Por que o Google Trends pode ser importante para a sua marca?

Se você tem um negócio na internet, o Google Trends certamente vai ajudar na elaboração dos seus conteúdos. A seguir, a Bem Marketing explica os motivos principais para você começar a usar essa ferramenta do Google:

  • Novas ideias para seus conteúdos:

Vamos voltar para o termo “roupa Tie Dye”. Com a pesquisa no Google Trends, realmente foi comprovado que houve um aumento do interesse do público por essa palavra-chave. Então, o que podemos analisar com isso?

Caso uma loja virtual de roupas venda modelos com estampa Tie Dye, é interessante aproveitar essa tendência e usar o termo “roupa Tie Dye” nos seus conteúdos.

  • Observar termos com uma tendência maior de busca:

Qual deve ser o melhor termo para usar: “Roupa Tie Dye”, “Camisa Tie Dye” ou “Blusa Tie Dye”? Na dúvida, comparamos essas palavras-chave no Google Trends! Veja a imagem abaixo:

Na pesquisa realizada acima, três termos foram comparados:

  • Roupa Tie Dye: ilustrado no gráfico na cor azul
  • Blusa Tie Dye: ilustrado no gráfico na cor vermelha
  • Camisa Tie Dye: ilustrado no gráfico na cor amarela

O que podemos perceber no gráfico?

Durante a evolução do tempo, o item na cor vermelha (blusa Tie Dye) foi se tornando cada vez maior. Isso quer dizer que o termo “blusa Tie Dye” foi aquele que teve uma tendência de busca maior, e que vale a pena ser explorado por uma loja virtual de roupas. 

Como usar o Google Trends? Veja outras informações

Além de todos os dados que analisamos acima, o Google Trends oferece ainda outros dados para o seu negócio. Confira, então, um passo a passo bem completo para você aproveitar todos os recursos dessa ferramenta:

Acesse o site https://trends.google.com.br/trends/

Logo nessa página inicial, você encontrará várias informações relevantes, como as pesquisas que estão em alta naquele momento. Nessa primeira página, também já podemos realizar a busca de um termo específico.

Vamos imaginar agora que tenha uma livraria online querendo encontrar termos para o seu modelo de negócio. Para isso, a palavra-chave analisada será “livros de romance”:

Observe que, para essa busca, fomos mais específicos:

  • Localização: Brasil;
  • Período: últimos 90 dias; 
  • Categoria: Livros e Literatura.

Descendo a página, temos ainda outras informações relacionadas ao termo “livros de romance”:

Avaliando a imagem acima, podemos perceber que, nos últimos 90 dias, o lugar no Brasil onde essa palavra-chave “livros de romance” teve maior interesse foi no Amapá. 

Observe também outros dados fornecidos pelo Google Trends, como “Assuntos Relacionados” e “Consultas Relacionadas”. 

Esteja atualizado!

Sabe quando você quer saber quais são os acontecimentos que estão em alta no dia? Com o Google Trends, é possível se manter atualizado, o que é uma boa oportunidade de oferecer notícias relevantes para o seu público. Para isso, use a aba “Pesquisas em alta”.

Agora que você já sabe como usar o Google Trends, aproveite essa ferramenta no seu negócio! 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *