Como funciona a Técnica Pomodoro?
Aqui na Bem Marketing, nós já contamos para você como ser mais produtivo no trabalho. Um dos métodos de gerenciamento de tempo que podemos utilizar para aumentar a produtividade é a Técnica Pomodoro. Se você quer saber como aplicá-la no seu dia a dia, confira as informações a seguir:
O que é a Técnica Pomodoro?
Essa técnica foi desenvolvida nos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo. É um método de gestão de tempo que consiste em realizar pausas depois de certo período de trabalho. O objetivo é que, ao realizar a técnica, você tenha mais eficiência nas atividades.
Tudo começou quando Francesco Cirillo teve dificuldades para se concentrar nos estudos. E foi na cozinha da sua casa que o italiano encontrou um cronômetro. Adivinha qual era o formato desse cronômetro? Um tomate! E daí surgiu o nome “Pomodoro” (tomate, em italiano).
Técnica Pomodoro: como funciona, afinal?
Usando o cronômetro, Francesco executou suas atividades por 10 minutos ininterruptos. O próximo passo foi realizar testes, utilizando outros períodos de tempo.
Conclusão: após esses testes, o italiano percebeu que, para aumentar a produtividade, era necessário trabalhar por 25 minutos ininterruptos e, após esse período, realizar uma pausa de 5 minutos. Ao realizar quatro vezes esse processo, a pausa pode ser maior: de 15 a 30 minutos. E assim foi desenvolvida a Técnica Pomodoro.
Mas, fique atento! Durante os 25 minutos, esteja focado somente na sua atividade profissional. Esqueça outras tarefas que possam tirar a sua concentração, como notificações do celular e redes sociais.
Se por algum motivo importante você precisar interromper o seu trabalho, o ideal é zerar o cronômetro e começar novamente, com o período de 25 minutos. Isso ajuda você a manter o foco e, consequentemente, a ser mais produtivo.
Como usar essa técnica nas suas tarefas?
1. Registre todas as atividades do dia
Assim que começar um novo dia, anote tudo o que precisa ser feito. Aqui, é importante que você entenda o seu fluxo de trabalho, sendo realista: registre o que você pode cumprir durante um dia de trabalho. Caso coloque que vai realizar oito tarefas, mas ao final do dia concluiu cinco, isso pode gerar frustração, com você desmotivado.
- Leia também: Como fazer um calendário editorial?
2. Faça uma tarefa de cada vez
Publicação nas redes sociais, enviar e-mails, responder comentários, tirar fotos… realmente são muitas as tarefas de empreendedor. No entanto, é preciso ter foco!
Se você, por exemplo, está fazendo stories no Instagram, mas de repente para essa atividade e começa a responder um e-mail, isso afeta a produtividade, afinal o seu cérebro precisa se concentrar. Assim, quando retornar aos stories, será preciso reorganizar essa informação, mais uma vez.
Então, durante a Técnica Pomodoro, realize uma atividade de cada vez.
3. Trabalhe durante 25 minutos, sem parar
Assim que o cronômetro começa a contar, você também dá início à atividade. E lembre-se: durante os 25 minutos, você não pode tirar a sua concentração dessa tarefa.
4. Após os 25 minutos, momento de pausa!
Concluiu os 25 minutos? Ótimo, agora você terá 5 minutos para descansar. Aproveite esse intervalo para visualizar o celular, olhar as redes sociais. Mas, além disso, faça algo que proporcione bem-estar: você pode levantar da cadeira, alongar o corpo ou ouvir uma música que goste.
5. O tempo de pausa aumenta após 4 blocos concluídos
Depois de realizar 4 ciclos da Técnica Pomodoro, você poderá ter um tempo de descanso maior – que varia entre 15 e 30 minutos.
6. É bem prático começar a usar a Técnica Pomodoro
Para dar início a esse método de gerenciamento de tempo, basta ter um cronômetro ao seu lado, que pode ser do seu próprio celular. Porém, há sites próprios para a Técnica Pomodoro. O Tomato Timer, por exemplo, é bem simples de ser usado.
Preparado para utilizar no seu dia a dia?
A Técnica Pomodoro realmente é eficiente. Com ela, podemos nos concentrar completamente em uma tarefa, certos de que, após os 25 minutos, vamos ter como recompensa um tempo para descansar. Essas pausas, aliás, são fundamentais para o nosso bem-estar: assim recomeçamos as atividades mais relaxados e mais motivados, o que é ideal para nossa produtividade!
Leia também: Como ser criativo em 8 passos