Como criar uma marca na internet do zero?
Se você tem o sonho de iniciar um negócio online, mas acha complicado dar o passo inicial rumo ao sucesso, é normal que surja esta dúvida: afinal, como criar uma marca e ter o seu produto ou serviço divulgado na internet?
Assim como qualquer outro projeto importante, será preciso dedicação, comprometimento e estratégia para fazer a sua marca sair do papel e se tornar presente no mundo digital. Para ajudar nessa trajetória do empreendedorismo, a Bem Marketing preparou várias dicas para você. Confira a seguir:
9 dicas para criar uma marca
1. Planejamento
Neste início (assim como em todas as etapas da sua vida de empreendedor), é muito importante que você tenha um planejamento bem definido. Então, tenha sempre em mente a pergunta: quais objetivos eu quero alcançar?
Além disso, você deve levar em consideração outros questionamentos: qual o seu conhecimento na área? Como você pode se diferenciar no mercado?
Saber responder essas questões é fundamental para se sentir mais seguro ao criar uma marca do zero.
2. Defina o seu nicho de mercado
Na internet, uma marca pode ser encontrada por pessoas de muitos lugares. Essas pessoas vão ser de diversas culturas, vão vivenciar diferentes emoções, vão consumir vários conteúdos. Isso significa que você precisa ter foco e saber qual nicho seu negócio vai atuar.
Bom, se você estava pensando que “falar para todo mundo” pode ser uma boa estratégia para quem vai criar um negócio do zero na internet, a consequência disso é que a sua marca não vai ter a sua própria essência.
“Quando tentamos nos conectar com todo mundo, perdemos a nossa identidade, e nossa marca pode não conseguir se conectar com as pessoas.”
Para construir uma marca, é preciso trabalhar para conquistar as pessoas certas – aquelas que vão se identificar com o que o seu trabalho representa e, assim, a conexão acontece.
3. Crie uma persona
- Leia também: O que é persona no marketing?
A persona é um personagem, construído com dados reais, que reproduz o cliente ideal de uma marca. Para desenvolver a persona do seu negócio, é necessário realizar pesquisas que envolvam diversas questões, como:
- Quem são os seus clientes?
- Qual a profissão ou o que eles estudam?
- Quais atividades gostam de realizar no tempo livre?
- Quais são as suas necessidades, motivações e desafios?
- O que esses clientes gostariam de consumir na sua marca?
4. Construa a personalidade da marca
Para compreender melhor, leve isso para o seu dia a dia. Sabe aquele grande amigo seu? Então, o que fez você se encantar por ele? Quais são as qualidades que fazem ele, de fato, ser relevante na sua vida?
Agora, vamos entender essa conexão no universo dos negócios. A personalidade de uma marca é formada pelas características humanas que estão ligadas a ela.
Por exemplo: “Abra a felicidade”, da Coca-Cola. Com essa frase, a marca consegue relacionar o seu refrigerante a momentos de alegria. Além disso, em suas campanhas, a Coca-Cola sempre relaciona o seu produto a comemorações familiares (como Natal) ou eventos divertidos ao lado de amigos.
“A personalidade de marca é capaz de criar conexões emocionais, fazendo com que o público-alvo se identifique com os valores do seu negócio.”
5. Estabeleça o propósito
Descubra o motivo de a sua marca existir na internet. Defina quais são os valores que vão estar presentes e como a atuação do seu negócio digital irá proporcionar benefícios aos consumidores.
- Leia também: O que é propósito de marca e como criar um?
6. Escolha do nome
Seguindo o passo a passo sobre como criar uma marca, chegamos a um ponto fundamental: escolher o nome. Isso significa que ele deve representar todos os conceitos abordados nos itens anteriores.
Lembre-se de que, além do nome, o logotipo também precisa reproduzir visualmente a personalidade da sua marca, proporcionando uma identificação ao público.
- Leia também: Saiba escolher o nome ideal para marca
7. Desenvolva a identidade visual
As imagens têm muita relevância no mundo digital. Afinal, quando estamos navegando na internet, usamos o sentido da visão para consumir os mais variados conteúdos, que podem ser em formato de textos, fotos, vídeos, infográficos, entre outros. Sendo assim, a elaboração da identidade visual é primordial para garantir o reconhecimento de uma marca.
“Ao criar uma identidade visual consistente, possibilitamos que esses elementos estejam presentes cada vez mais no dia a dia das pessoas. Com isso, podemos aumentar o sentimento de proximidade com o nosso público-alvo.“
8. Análise dos resultados
Você lembra quando falamos, lá no item 1, que era preciso saber quais os objetivos você pretende alcançar? Então, conforme a sua marca for se desenvolvendo, é preciso constantemente retornar àquela pergunta, avaliando os resultados do trabalho que está sendo elaborado.
9. Tenha comprometimento
Para criar uma marca na internet, é preciso se dedicar todos os dias. Mas, se você tem um perfil empreendedor, acredite no seu sonho e vá em frente!
Faça um trabalho consistente desde o início. Estude sobre o mercado digital e busque ser um diferencial para o nicho em que você deseja atuar.
Ah, e acredite: tem gente precisando da sua marca!
Então, preparado para começar?
Com esse passo a passo, fica mais fácil você seguir firme no seu sonho de ser um empreendedor. Saber como criar uma marca, e colocar todo plano em ação, exige empenho e muita vontade de fazer acontecer. Mas vale a pena!
O que mais você quer ver aqui na Bem Marketing? Deixe o seu comentário. Vou adorar conhecer os seus projetos.
Até a próxima,
Fernanda Lima
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